Chega de coceira! Acabe com a sarna e dê um alívio para o seu pet

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quem tem cachorro ou gato sabe o quanto é ruim ver o bichinho se coçando. E além das pulgas, outro motivo frequente das coceiras intensas é a sarna, uma doença que não é exclusiva dos cães abandonados, que vivem nas ruas. Causada por ácaros, que são invisíveis a olho nu e que podem estar dentro de casa, em sofás, tapetes, cobertores e colchões, a sarna provoca feridas e pode debilitar os pets.

“Quando os ácaros atingem a pele dos animais podem causar perda de peso, falta de apetite, inflamações na pele e perda de pelos”, diz a veterinária da Farmácia de Manipulação Veterinária DrogaVET Andressa Felisbino. Segundo ela, há duas espécies de ácaros que causam a doença, mas é o sarcoptes scabiei o responsável pela sarna sarcóptica, aquela que também pode atingir as pessoas, pelo contato direto com os animais ou objetos contaminados, como toalhas e roupas.

Quando estão com sarna, muitos animais passam a se esfregar contra o chão e objetos, em busca de alívio. Mas há casos em que eles não apresentam nenhum sinal da doença. Por isso, para evitar a contaminação dos bichos e dos humanos, o ideal é manter o animal e o ambiente doméstico limpo, redobrando os cuidados com a higiene. Nos humanos, em adultos e crianças, o principal sintoma da sarna é coceira e ardor na pele.

Tratamento

E ao ver seu amigão se coçando, se esfregando ou perdendo os pelos, a recomendação é buscar um veterinário, que pode confirmar o diagnóstico de sarna e prescrever os medicamentos adequados.  “Geralmente, para curar a sarna são utilizadas medicações orais com princípios ativos antiparasitários, como o Ivermectina. Eles podem ser manipulados na forma de biscoito, suspensão ou cápsulas em diversos sabores, facilitando a adesão de cães e gatos ao tratamento”, conta a veterinária, que lembra que ainda existem shampoos e loções para cães, com ativos para infecções, que tratam a sarna de ouvido.

Sarna Negra

Outro tipo de sarna, a sarna demodécica, também conhecida como sarna negra é causada pelo ácaro dermodex canis, mas, ao contrário das demais, ela não é contagiosa. Sem cura, ela tem apenas transmissão genética entre os animais.

Agenda de eventos e feiras de adoção

Sábado 26

Adoção responsável: Dora tem cerca de um ano e meio, porte pequeno a médio e sete quilos de peso. Já castrada e vacinada, ela é muito dócil e brincalhona e convive bem com crianças e outros cães. Informações via Whatsapp: (41) 98792-1620 Foto: Divulgação
Adoção responsável: Dora tem cerca de um ano e meio, porte pequeno a médio e sete quilos. Já castrada e vacinada, ela é muito dócil e brincalhona, e convive bem com crianças e outros cães. Informações preferencialmente via Whatsapp: (41) 98792-1620 Foto: Divulgação

Campanha de adoção de cães e gatos do Animalia Curitiba, no Espaço Pet Curitiba, Rua Nilo Peçanha, 760 – Bom Retiro, das 10h às 17h.

Encontro de adoção de cães e gatos em parceria com as ONGs Amigo Animal e Beco da Esperança. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3.448, das 10h às 17h.

Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Feira de Adoção de cães da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araucária. No Parque Cachoeira, Rua Ceará, s/n – bairro Iguaçu, das 10 às 16 horas. Informações CCZ: (41) 3901-5286 ou SMMA: (41) 3614-1443

Domingo 27

Bingo Beneficente da ONG Amigo Animal, em prol de mais de mil cães resgatados. No Clube Círculo Militar do Paraná, Largo Bittencourt, 187 – Centro, das 15h às 19h. www.facebook.com/AmigoAnimalCaes/

Almoço Beneficente em comemoração aos 10 anos da ONG Animais Sem Teto. Na Associação dos Servidores da UFPR, Rua Carlos Pradi, 18 – Jardim das Américas, a partir do meio dia. Convites a R$ 55. Crianças pagam meia. A arrecadação do evento será destinada aos cuidados clínicos dos animais. Informações: (41) 9552-8929 / www.facebook.com/animaissemteto

Terça-feira 29

Gnocchi da Fortuna em prol dos cães da ONG Tomba Latas, na Piola Curitiba, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel, a partir das 19h. 50% do valor do prato é revertido para os cães do grupo.

Permanente

Campanha de adoção da Rede de Proteção Animal de Curitiba. No Centro de Referência para Animais em Situação de Risco, Rua Lodovico Kaminski, 1381 CIC. Informações e fotos dos cães no Facebook da prefeitura: www.facebook.com/pg/PrefsCuritiba

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br