Cachorródromo: parques de Curitiba podem ganhar espaços especiais para os cães

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Aproveitar um dia de sol, em um dos belíssimos parques de Curitiba é uma delícia. Melhor ainda se neste passeio você puder ter a companhia de seu cachorro, diversão garantida para você e seu amigão. Mas na prática, os parques, bosques e praças da cidade nem sempre oferecem a melhor estrutura para uma convivência harmoniosa entre os humanos e os animais. Alguns deles podem até oferecer perigos para os cães, por conta do risco de fuga e acesso fácil para a rua. Além disto, entre os frequentadores dos parques também têm as pessoas que (infelizmente), não gostam de cachorro.

Mas agora, uma proposta de lei em discussão na Câmara Municipal de Curitiba, se aprovada, pode ajudar a solucionar estes conflitos. Apresentado pelo vereador Osias Moraes (PRB), o projeto propõe instalar “cachorródromos”, espaços exclusivos para cães nos parques e praças da capital. Neste projeto, a ideia é construir espaços cercados e limitados, para que os cães possam brincar sem coleira, livres para correr.

Além dos animais e seus tutores, segundo o autor da proposta, o benefício também se estenderia às famílias, crianças, adultos e idosos, já que estas pessoas não teriam contato com os pets, caso não seja queiram.

Protocolado no fim de julho deste ano, o projeto que regulamenta os “cachorródromos” está sob a análise da Procuradoria Jurídica e ainda deve passar pelas comissões temáticas da Câmara. De lá, a proposta segue para o plenário e, se aprovada, para sanção do prefeito. Com a lei sancionada, quem fará o investimento e definirá onde estas estruturas serão instaladas, além de especificar que tamanho e características terão, será a Prefeitura de Curitiba.

E você, levaria seu cão em um cachorródromo? Em qual parque este espaço seria bem aproveitado?

Agenda de eventos e feiras de adoção

Adoção responsável: Michael, este lindo menino de olhos verdes tem um ano e porte médio. Já vacinado, ele será doado castrado, para quem garantir que ele terá uma garagem ou outro lugar quentinho para dormir. Para adotá-lo fale com a Kemi Kinzo (41) 99719-6424 Foto: Divulgação
Adoção responsável: Michael, este meninão de olhos verdes tem um ano e porte médio. Já vacinado, ele será doado castrado, para quem garantir que ele terá uma garagem ou outro lugar quentinho para dormir. Para adotá-lo fale com a Kemi Kinzo (41) 99719-6424 Foto: Divulgação

Sexta 18

Parada Pet: nos dias 18, 19 e 20 de agosto o Parcão – espaço atrás do Museu Oscar Niemeyer – recebe um evento com diversas atrações para os animais e seus tutores, como: palestras, concursos, feira de produtos e também de adoção de animais regatados, em parceria com Fundação Fica Comigo e a Associação Ajude Focinhos. Informações: Facebook/ Instagram – @eventoparadapet

Sábado 19

Evento de adoção do grupo Adote com Consciência, no Vetsan Centro Médico Veterinário, Av. São José, 713 – Cristo Rei, das 10h às 16h.

Evento de adoção de cães Amigo Bicho da Rede de Proteção Animal de Curitiba.  No Parque Barigui, das 10h às 16h.

Evento de adoção de cães do Grupo Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser – Hugo Lange, das 10h às 16h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Evento de incentivo à adoção de animais Saturday Way. Na fábrica da Cervejaria Way Beer, Rua Pérola, 331, bairro Emiliano Perneta, Pinhais, das 12h às 18h. Entrada gratuita. Informações (41) 3653-8853 ou www.waybeer.com.br . Durante a ação, a cada 3kg de ração doada o participante ganhará um chope (limite de uma troca por pessoa).

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Palestra “Como interpretar e influenciar o comportamento dos cães” com o psicólogo canino e adestrador Sérgio Moro. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3.448, das 11h às 13h.

Domingo 20

Campanha de adoção de cães e gatos do Grupo Adote com Consciência Curitiba, no TuttoPet Pet Market, Av. Brasília, 4660 Novo Mundo, das 10h às 16h.

Permanente

Campanha de adoção da Rede de Proteção Animal de Curitiba. No Centro de Referência para Animais em Situação de Risco, Rua Lodovico Kaminski, 1381 CIC. Informações e fotos dos cães no Facebook da prefeitura: www.facebook.com/pg/PrefsCuritiba

 

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br