Castração traz benefícios para cães e gatos. E ainda pode ser feita de graça em Curitiba!

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Como já mostramos aqui na coluna, castrar seu cão ou gato evita que ele tenha doenças futuras ou procrie de forma desordenada, aumentando o número de animais rejeitados ou abandonados. Feita por meio de um procedimento cirúrgico permanente, geralmente simples e de rápida recuperação, a castração que impede que machos ou fêmeas possam ter filhotes e ainda pode trazer benefícios para a saúde dos animais.

Segundo a ONG World Animal Protection, entre as principais vantagens de castrar seu cão ou gato estão:

1. Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.
2. Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.
3. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.
4. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.
5. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.
7. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.
8. Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

Sem custos

Se você tem interesse em castrar seu animalzinho de estimação, mas não tem recursos para bancar a cirurgia, a opção pode ser se inscrever no Programa de Castração Gratuita da Prefeitura de Curitiba. As castrações gratuitas feitas pelo programa começaram ontem (26), na Cidade Industrial de Curitiba. No dia 7 de agosto a Regional Boa Vista, também ofertará o procedimento em um castramóvel – veículo adaptado fazer as cirurgias nos animais. A estimativa da Rede de Proteção Animal é atender 15 mil animais nos 12 primeiros meses do programa. Serão castrados os animais de Curitiba, com idades entre cinco meses e oito anos.

Quem quiser castrar seu animalzinho precisa preencher um formulário, disponível no site da Rede de Proteção Animal. As inscrições para castrações ainda este ano na CIC já estão esgotadas. Mas cadastro ainda pode ser preenchido e o atendimento agendado para o ano que vem. Têm prioridade os cidadãos beneficiados por programas sociais, da prefeitura e do governo federal.

Informações e cadastro: http://www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br

Agenda de eventos e feiras de adoção

Adoção responsável: Este e outros lindos filhotes são filhos da Colombina, uma cachorrinha de rua resgatada em Colombo. Lindos e saudáveis eles estão castrados e vacinados. Para adotá-los fale com a Maria De Lourdes Pradi Adam (41) 99977-1977 Foto: Divulgação
Adoção responsável: Este e outros lindos filhotes são filhos da Colombina, uma cachorrinha de rua resgatada em Colombo. Lindos e saudáveis eles estão castrados e vacinados. Para adotá-los fale com a Maria De Lourdes Pradi Adam (41) 99977-1977 Foto: Divulgação

Sábado 29

Encontro de Adoção de Cães e Gatos, em parceria com a ONG Amigos Animal. No HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 Parolin, das 10h às 17h.

Evento de adoção no Fofuras Petshop, Rua Marechal Hermes, 678 – Centro Cívico.  Sábado, das 13h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h.

Feira de adoção de cães da Casa do Produtor, Rua Engenheiros Rebouças, 1814 – Rebouças, sábados e domingos, das 10h às 16h.

Feira de adoção responsável de filhotes da EsalPet Petshop, Rua Professor Sebastião Paraná, 125 – Vila Izabel, aos sábado, das 10h às 16h.

Gnocchi solidário em prol dos cães da ONG Tomba Latas, na Piola Curitiba, Alameda Dom Pedro II, 105 – Batel, a partir das 19h. 50% do valor do prato é revertido para os cães do grupo.

Mutirão do carinho, na chácara onde estão os mais de mil cães resgatados pela ONG Amigo Animal. Os voluntários saem às 8h30 da Rua Padre Boleslau Lucas Bayer, no Campo Comprido, para irem juntos até a chácara, que fica em Campo Magro. Informações (41) 9975-2711 ou amigoanimal@amigoanimal.org.br

Workshop “Como criar um gato feliz” com Larissa Runcos, no HiperZoo, Rua Desembargador Westphalen, 3448 Parolin, das 14h às 18h. Valor: R$100,00. Informações: contato@petness.com.br ou 41 98844-077.

 

Quer contar uma história com seu pet, sugerir um tema ou publicar a foto de um animal disponível para adoção? Escreva para gente: animal@tribunadoparana.com.br