Reflita: você precisa de frases motivacionais para atingir um objetivo?

Pixabay

Recentemente, o bilionário do momento Elon Musk, o aclamado fundador e CEO da Tesla Motors (venture que produz carros esportivos elétricos) e da SpaceX (com objetivo de lançar foguetes até Marte) foi questionado sobre inspiração e motivação. No evento, alguns formandos e pessoal da imprensa perguntaram ao sr. Musk se ele teria alguma coisa a dizer, alguma frase motivacional para aqueles que querem realizar mais, que querem chegar lá, que nem ele chegou.

Ele, então, respondeu: “Se você precisa de uma frase motivacional para começar a fazer algo, não faça”.

Isso me fez pensar que, em muitos aspectos, Musk está certo (mas eu discordo de Musk em partes, como comentarei mais adiante). Oras, por que é que alguém precisaria de motivação para, por exemplo, começar a praticar exercícios físicos regularmente e a se alimentar de forma saudável? Os benefícios de manter esses hábitos já não estão mais do que evidentes?

Você já leu essa? 5 dicas para ganhar tempo no Whatsapp

Todo dia pulula em algum jornal alguma reportagem sobre esse assunto, uma enxurrada de revistas, blogs e postagens nas mais diversas redes sociais lembram as pessoas que praticar exercício faz bem à saúde, diminui risco de doenças como hipertensão e diabetes, e, se você não leu nosso livro ainda, garante um melhor aproveitamento das horas do dia (saiba mais e veja como comprar o livro).

Puxando a sardinha para o meu lado, me questionei “por que é que alguém não iria querer viver intensamente todas as horas do seu dia, fazendo o que gosta, o que quer, alcançando seus objetivos e sendo feliz?!”. Percebe que gerir melhor o tempo não deveria ser algo que precisa de motivação externa? Não é alguém ou alguma coisa que vai te dizer que seria bom para você usar melhor esse recurso tão escasso, deveria ser algo que parte de cada um, de dentro para fora.

Então, por que é que ainda vemos tantas pessoas fazendo uma má gestão desse recurso? Tantas pessoas que dizem não ter tempo para praticar mais exercícios, curtir a família, ter uma segunda carreira ou, até mesmo, para ficar de pernas para o ar na praia?

O que acontece é que, mesmo sendo óbvio que para ser bem-sucedido é preciso fazer uma boa gestão do tempo, nós somos criaturas de hábito. É muito fácil desperdiçar horas e horas em atividades que não agregam valor aos nossos verdadeiros objetivos simplesmente porque estamos acostumados a fazer assim.

E o pior, muitas vezes nem percebemos que estamos caindo nos velhos hábitos e achamos que estamos altamente produtivos. Passar 8 horas por dia no trabalho se distraindo com redes sociais, em reuniões que não levam a nada ou jogando papo fora com colegas de trabalho não é trabalhar. Não é fazer bom uso do seu tempo. Se você valoriza seu tempo, sabe que poderia dar conta de tudo o que tem que fazer no trabalho em menos do que essas 8 horas que fica “trabalhando”.

Cair em velhas rotinas de desperdício de tempo não é comum só no trabalho. É mais fácil passar horas vendo séries no Netflix do que tentar fazer um planejamento semanal para, digamos, fazer uma pós-graduação à distância e dar uma turbinada em seu currículo (ou, até mesmo, salário).

Não perca essa: 5 dicas para gerir melhor o seu próprio tempo

É por esta questão do hábito – mudar nossas atitudes para efetivamente sermos melhores gestores do nosso tempo é difícil por si só – que discordo do nosso amigo Elon Musk. Muitos estudos apontam que para desenvolver um hábito bom novo ou para perder um hábito ruim antigo é preciso se forçar a fazer diferente por, pelo menos, 30 dias.

Se você conseguir incorporar uma atitude para economizar tempo por 30 dias seguidos, é muito provável que essa atitude passe a fazer parte da sua rotina; ou seja, vire um hábito. O contrário também é verdadeiro: se você conseguir se livrar do hábito de procrastinar suas tarefas importantes por 30 dias seguidos, é provável que consiga se livrar do hábito da procrastinação.

Claro que deslizes acontecem, mesmo depois que um hábito já está arraigado. E é por isso que algumas palavras de inspiração não fazem mal a ninguém. Já pensou se o seu despertador todo dia dissesse: “Olá, Maria, hoje é dia de ganhar tempo!”. Tenho certeza de que seria mais fácil, pelo menos, se lembrar de não incorrer nos velhos hábitos ruins.

Essa tarefa de motivação é exatamente um dos porquês do trabalho do personal trainer ser tão procurado. É mais fácil se ater a uma rotina de exercícios e dieta quando você assume o compromisso com alguém que te lembra disso todo dia, te procura para ir à academia e fala para você que você é capaz.

Nós mesmos fazemos serviço de coach de gestão de tempo, mas você pode usar algumas técnicas para se auto motivar. Além da ideia do despertador, cole um post-it em seu espelho do banheiro ou em algum lugar que você veja todo dia, lembrando que hoje é um bom dia para economizar tempo.

Tenho certeza que o Elon não vai ficar chateado com algumas frases motivacionais se você conseguir ser bem-sucedido em sua empreitada de aproveitar melhor as 24 horas que tem por dia. No mais, carpe diem.

Outras informações você pode conferir em Ganhe 24 Horas.