Não tem tempo para nada? Conheça 5 atitudes que você precisa ter para gerir seu próprio tempo

Todo dia vejo pessoas se queixando de falta de tempo. Colegas de trabalho, amigos e parentes vivem “na correria”, sem conseguir cumprir com as obrigações do dia-a-dia ou adiando projetos de vida. Você também sente que está sempre correndo atrás do relógio? Vive reclamando que não tem tempo para nada? Já tentou várias soluções para esse problema endêmico do Século XXI e mesmo assim não teve sucesso? Talvez você não esteja fazendo alguma das atitudes que listarei abaixo.

Pessoas que conseguem usar o recurso tempo da forma que querem, extraindo o máximo das horas que possuem, seguem as seguintes atitudes vencedoras:

1) Eles se levam a sério

O primeiro passo para fazer bom uso deste recurso é valorizá-lo. Parece simples, mas é muito comum vermos pessoas que não se levam a sério neste sentido, desperdiçando horas preciosas com velhos hábitos que não estão alinhados com seus objetivos.

Uma amiga minha vivia dizendo que gostaria de aprender a cozinhar, mas não tinha tempo. Porém, ao invés de levar este desejo a sério e valorizar seu tempo, não via problema algum em passar horas vendo redes sociais em seu celular. Não estou dizendo que é errado ficar no celular. O que é errado é dizer que não tem tempo para fazer o que gostaria, mas empregar boas quantias deste recurso para outras atividades.

Veja que fazer o que gosta poderia ser estudar mais, aprender a tocar um instrumento musical, sair mais com a família ou, por que não, ficar mais horas no instagram! Só você pode se levar a sério em relação a seus objetivos. Meu avô dizia: matar tempo é suicídio. Valorize o que tem.

2) Eles se impõem limites

Bons gestores de tempo, aqueles que sabem onde querem chegar, sabem também da importância em delimitar de forma clara seus objetivos. Não possuem sonhos inalcançáveis, mas metas intermediárias para seus grandes projetos de vida.

Mais ou menos como o dilema do montanhista: é importante chegar no topo da montanha, mas é preciso aproveitar a escalada. Grandes vitórias são feitas de pequenos sucessos diários. Inclusive rumo a um melhor aproveitamento do seu tempo.

Outro aspecto de se impor limites é saber a hora de parar. Bons gestores entendem que é preciso muito esforço (e tempo) para chegar à perfeição. Eles entendem que, muitas vezes, feito é melhor do que perfeito.

3) Eles escrevem seus planos

Pode parecer ingênuo até, mas escrever seus planos para o uso do tempo em algum lugar faz muita diferença. Se você é daqueles que se programa para fazer alguma coisa, qualquer dia, provavelmente também é daqueles que vive reclamando da falta de tempo.

Qualquer dia não existe. Pessoas eficientes tem data e hora para realizar suas atividades, inclusive o lazer. Programar o que se quer fazer e escrever em algum lugar, de preferência de fácil visibilidade, nos lembra de onde deveríamos estar colocando nosso tempo. Quer uma dica? Use canetas de quadro branco no espelho do banheiro. Quando você for escovar os dentes pela manhã, se lembrará de aproveitar melhor seu tempo hoje.

4) Eles sabem que vão cometer erros

Por mais bem sucedidos que sejam, bons gestores de tempo sabem que errar é inevitável. Um planejamento possui imprevistos, decisões sobre o uso do tempo que se mostram erradas. É a vida. Mas é errando que se aprende, não é mesmo?

Além do mais, eles sabem que, por mais que não tenham conseguido cumprir com sua agenda, o mero fato de tentar é importante no processo de gestão. Criar a disciplina necessária para uma boa gestão de tempo passa por cometer deslizes. O que eles fazem quando algo não dá certo é onde está o segredo. E isto nos leva para a última atitude destes vencedores.

5) Eles são resilientes ao fracasso

Quase todas as pessoas bem sucedidas, quando perguntadas sobre o segredo do sucesso, respondem algo como “eu sou só uma pessoa que fracassou mais do que as outras”. Clichê? Falsa modéstia? Até pode ser, mas a questão é que é verdade. Para qualquer coisa que você queira fazer, até fazer bem feito, é necessário errar muito.

Com a gestão de tempo não é diferente. Ninguém acorda um belo dia e começa a fazer milagre com o relógio. Trata-se de um processo gradual e muitas vezes lento. Mas que não deixa de ser prazeroso. Perceber a sua evolução e as conquistas que vão aparecendo é muito motivador nesta caminhada rumo a uma vida mais plena, saudável e cheia de realizações.

—–

E aí? Quais dessas você ainda precisa trabalhar mais? Veja que uma boa gestão do tempo envolve fracassos. Não desanime, espremer experiências incríveis das 24 horas diárias é uma jornada para a vida toda. Até mais!