Como ganhar tempo e viver melhor equilibrando sono e estresse

Pixabay

É batata: deixar de respeitar as necessidades do nosso corpo é a forma mais rápida de se jogar tempo fora. A ideia deste texto não é ser sensacionalista, mas fazer você enxergar algo que deveria ser observado por qualquer pessoa que quer fazer melhor uso das horas que possui. Esse algo chama-se cronobiologia, nome da disciplina que estuda a dinâmica dos sistemas biológicos, inclusive do corpo humano.

Esta disciplina estuda os ritmos do nosso organismo, e devemos aprender com ela que as coisas na natureza não são estáticas, paradas. Na verdade, quase tudo parece alcançar o seu ponto ótimo através do equilíbrio entre fases diferentes e opostas de um ciclo. Muito parecido com o que acontece em uma gangorra: para um lado subir, é preciso que o outro desça, e a brincadeira só é divertida quando a gangorra oscila.

Para se ganhar tempo, é preciso ser produtivo, e só conseguimos alcançar nosso ponto ótimo de produtividade se nosso corpo e mente estiverem em equilíbrio. Para isso, vou falar sobre 2 mecanismos biológicos que funcionam como uma gangorra. Se você conseguir respeitar a oscilação dos mecanismos de sono-vigília e do estresse-relaxamento, tenho certeza que conseguirá fazer muito mais nas 24 horas do dia. Vamos lá?

Você já leu essa? Será que você precisa de frases motivacionais para atingir seus objetivos?

Sobre o mecanismo do sono e vigília: dormir menos que 7 horas por dia por dia leva a maior risco de desenvolver hipertensão, diabetes e diminui a capacidade de lidar com o estresse. Dormir menos de 5 horas por dia aumenta em 60% a chance uma pessoa ser obesa. Bom, que dormir pouco faz mal para a saúde, você já deve saber. No pior dos casos, pode levar uma pessoa à morte antes do tempo.

Isso já seria motivo suficiente para te convencer de que respeitar a gangorra do sono-vigília de forma adequada é fundamental para ter mais tempo de vida. Sem contar todas as horas gastas indo ao médico, em salas de espera, fazendo exames e pior: deixando de fazer o que gosta para tratar da saúde.

Pixabay
Pixabay

Agora, você sabia que alguns estudos recentes mostraram que dormir menos de 6 horas por dia, durante duas semanas, causa uma queda de desempenho produtivo equivalente a ficar 2 dias seguidos acordados? E que pessoas que dormem, em média, 4 horas durante 5 noites, começam a desempenhar suas atividades de forma muito semelhante àquelas que estão embriagadas?

Leia mais: Você usa muito o Whatsapp? Saiba como continuar aproveitando a tecnologia e economizar tempo.

Oras, isso mostra que não respeitar o equilíbrio natural do nosso mecanismo de sono-vigília e dormir menos do que 7 horas por dia acaba com a nossa capacidade de cognição. Junto com ela, nossa produtividade e, claro, nosso bom uso do tempo. Se você não está respeitando essa gangorra entre dormir o suficiente e gastar sua energia enquanto está acordado, não está sendo o mais produtivo que pode ser, ou, mais claro impossível, está jogando tempo fora.

No parágrafo anterior falei sobre gastar sua energia quando está acordado. Isso nos leva ao segundo mecanismo tipo gangorra para ganhar tempo, o do estresse-relaxamento. Note que estresse não é necessariamente algo ruim. Na verdade, é imprescindível “nos estressarmos” de tempos em tempos para manter a gangorra deste mecanismo funcionando e, claro, ganhando tempo.

A questão é que existem formas saudáveis de se estressar. A maioria das nossas atividades gera um de dois tipos de estresse: físico ou mental. Se você passa 4 horas estudando para uma prova ou trabalhando no computador, está se submetendo a estresse mental. Quando joga bola com os amigos num fim de tarde, o tipo de estresse é físico.

Assim, a ideia é oscilar entre esses dois tipos de estresse ao longo do dia, pois nosso corpo funciona melhor quando submetido à dosagem certa de cada tipo de estresse, sempre intercalando-os. Pelo outro lado, nosso organismo satura-se quando submetido a um mesmo tipo de estresse por muito tempo, baixando o desempenho daquele tipo de atividade, física ou mental.

Se você precisasse correr 10 horas para chegar em algum lugar, por mais que você conseguisse correr 10 horas seguidas (o que é bem difícil), seria melhor parcelar as horas de corrida, alternando com horas de descanso.

Com atividades mentais não é diferente. Trabalhar 8 horas por dia sentado, para depois chegar em casa continuar sentado na frente da TV ou “relaxando” nas redes sociais no celular ou computador não é a melhor forma de chegar ao equilíbrio do mecanismo estresse-relaxamento.

Para o nosso organismo, trabalhar em frente a uma tela é essencialmente o mesmo tipo de atividade que assistir a um filme. A gangorra entre energia física e mental não está oscilando, e estamos deixando de ser produtivos e jogando tempo fora. O ideal é que você alterne períodos de atividade mental com atividade física e vice-versa, se estressando de uma forma, mas relaxando da outra.

Antes de ir: Leia as dicas para aproveitar melhor o seu tempo no dia a dia

Experimente fazer pausas programadas no seu trabalho para trocar o tipo de atividade. Se, por exemplo, você trabalha na frente do computador ou sentado, faça caminhadas de 10 minutos a cada uma ou duas horas de trabalho. Levante, se estique. Aposto que fazendo isso por 2 semanas você estará rendendo mais no seu dia-a-dia (a famosa ginástica laboral tem um motivo muito válido para existir).

Então, se você deseja ser mais produtivo e aproveitar melhor seu tempo, tenha em mente que nosso corpo precisa dessa dança ritmada de seus sistemas. Só assim você será capaz de aproveitar ao máximo as 24 horas do seu dia, inclusive desfrutando mais os momentos de lazer após uma jornada de trabalho.

 

Voltar ao topo