Polêmico, Renato Gaúcho era estrela de televisão

Renato Gaúcho era "figura carimbada" em programas de TV nos anos 80 e 90. Foto: Reprodução Instagram / Carolina Portaluppi
Renato Gaúcho era "figura carimbada" em programas de TV nos anos 80 e 90. Foto: Reprodução Instagram / Carolina Portaluppi

O técnico Renato Gaúcho, campeão da Copa Libertadores no comando do Grêmio, na noite da última quarta-feira (29), também vencedor do mesmo torneio como jogador, em 1981, era estrela de televisão. Nos anos de 1980 e 90, Renato era disputado pelas câmeras por causa da pinta de galã e fama de namorador, como mostra este vídeo. Em 1985, em entrevista para o jornalista Luiz Andreoli, pai de Felipe Andreoli, apresentador do Esporte Espetacular, o ex-atacante homenageou todas as “suas namoradas”, oferecendo flores a cada uma delas. Busquem e assistam a este vídeo, é imperdível!

O vaidoso ex-atacante jogava de meias arriadas e com óleo que deixava as pernas definidas como se fosse um halterofilista. Fora isso, já foi convidado do Cassino Chacrinha, na época em que defendia o Flamengo, em 1987. Também entrou numa polêmica quando Fifa decidiu obrigar o uso das caneleiras por risco de contaminação com o vírus da Aids. Renato achou aquilo um absurdo (e realmente era) e seguiu jogando como gostava: de meias arriadas.  

Nesse período, Renato tornou-se um legítimo carioca, jogando futevôlei e presente em várias noitadas pelas noites da Zona Sul do Rio. Nessa época, aproveitou o status de celebridade para arriscar-se como ator. Participou de novelas da TV Globo nos anos 1990, invariavelmente apresentado sob a simbiose de boleiro e galã. Também atuou em humorísticos com o Viva o Gordo, apresentado por Jô Soares.  Sua trajetória como estrela das novelas entre mais assistidas pelos brasileiros inclui participações em Zazá (1997), Quatro por Quatro (1994), e O Clone (2001).