Novidades tecnológicas de transmissão nas Copas do Mundo

Imagem ilustrativa. Foto: Agência Brasil

As Copas do Mundo são oportunidades para emissoras apresentarem novas tecnologias de transmissão, que chegarão nos próximos anos aos consumidores. O primeiro mundial transmitido pela TV foi o de 1954, disputado na Suíça. No evento, aconteceu a primeira transmissão ao vivo de uma partida da competição, com o jogo de abertura do mundial entre Iugoslávia x França.

Nós brasileiros, porém, só conseguimos assistir aos jogos na conquista do bicampeonato mundial de 1962, no Chile. Mas, ainda assim, as transmissões não eram ao vivo. As fitas com as imagens dos jogos chegavam de avião e os jogos eram transmitidos com até dois dias de atraso.

Na conquista do tri do Brasil em 1970, as partidas tiveram transmissões ao vivo via satélite, além de ter sido a primeira Copa a ser exibida em cores. Testes deste novo tipo de transmissão foram feitos no Brasil. Mas, como a maioria das TVs ainda eram em preto e branco, a patrocinadora de material esportivo da competição criou uma bola que pudesse ser mais visível na televisão. Foi aí que surgiu a bola com gomos pretos e brancos que recebeu o nome de Telstar, o nome do primeiro satélite de comunicação civil lançado ao espaço em 1962.

E, 24 anos depois, em 1986, na Copa do México, foi apresentado o recurso do Tira-Teima, quando era possível paralisar a imagem de uma jogada e esclarecer os lances mais polêmicos para os telespectadores.

Na Alemanha, em 2006, foi feita a primeira transmissão em Full HD (1080p), a resolução máxima na época e até a pouco tempo. Em 2010, foram feitos testes de transmissão em 3D na Copa da África, mas a tecnologia não pegou.

No Brasil, em 2014, a novidade foi a transmissão em 4K, com quatro vezes mais definição do que Full HD. Vamos aguardar as novidades da Copa da Rússia, em junho.