Depois do BBB, relembre de rejeições históricas em novelas

Personagem de Evandro Mesquita não agradou o público em Mulheres de Areia por causa de sua grande quantidade de piadas. Foto: Divulgação/TV Globo

A votação que definiu a saída de Ana Paula do BBB 18 na última terça-feira foi um recorde. A bruxinha deixou a casa com 89,85% dos votos em um paredão triplo. Tal rejeição foi a maior da história do programa, quando três participantes estavam na berlinda. O fato traz à lembrança personagens da ficção que já foram rejeitados pelo público e simplesmente sumiram das tramas.

Em Mulheres de Areia (1993), Evandro Mesquita foi afastado da novela. Na história, Joel resolveu fugir para escapar de um primo que estava chegando para cobrar uma dívida. Na verdade, o público não estava gostando das piadas em excesso do personagem que era para ser mais sisudo.

Em Torre de Babel (1998), a repercussão negativa levou a mudanças na estrutura da trama. A explosão do shopping já estava prevista na sinopse, mas Silvio de Abreu decidiu utilizá-la para eliminar personagens que não foram bem aceitos pelo público, como o dependente químico Guilherme (Marcello Antony) e a ex-modelo e empresária Leila (Silvia Pfeifer), namorada de Rafaela (Christiane Torloni). Segundo o autor da trama, a morte da personagem Rafaela estava prevista desde a sinopse.

Com a morte de sua companheira, Leila se aproximaria de Marta (Glória Menezes), e as duas se tornariam grandes amigas. A partir dessa relação, o autor pretendia discutir o preconceito em relação à amizade de heterossexuais com homossexuais. No entanto, o autor revelou que não conseguiu levar sua ideia adiante por conta do que foi divulgado pela imprensa logo nos capítulos iniciais da novela. O fato é que não adianta teimar com o público.