A fantástica coleção de 221 vinis de trilhas de novelas

Leo e parte de sua coleção de vinis, que totaliza 221 discos. Foto: Arquivo pessoal

Um fantástico acervo de 221 trilhas sonoras de novelas, com praticamente todas que a Rede Globo lançou desde 1969, existe em Curitiba. É a coleção de Leo Tramontin. À frente de uma assessoria criativa, Leo organiza eventos pela cidade, mas também arruma um tempo para ampliar a coleção de vinis – muitos deles de quando ele nem tinha nascido e apreciar novela.

“A primeira lembrança que tenho de alguma novela seja a de Tropicaliente (1994). Eu ficava brincando com um guarda-chuva como se fosse os com estampa de frutas que apareciam na abertura”, recorda.

De lá para cá, o interesse pela teledramaturgia brasileira só aumentou e Leo elege Vale Tudo (1988), como a sua favorita. “Pelo retrato muito fiel ao que de fato é bom e ruim em nosso país. Além do que as personagens femininas dessa novela são memoráveis, a ambiciosa Maria de Fátima, a trabalhadora Raquel, a megera da Odete Roitmann e a alcoólatra Heleninha”, detalha. Ele completa revelando as trilhas preferidas, também das antigas: a classuda de Água Viva (1980) nacional e a clássica trilha internacional de Dancin’ Days (1978).

Sobre o que ainda falta na coleção, o promotor de eventos pede ajuda aos leitores. “A trilha que ainda não consegui e nunca, nunca vi pessoalmente, é o primeiro volume A Indomada, a última trilha a ser lançada em disco, em 1997. Ainda estou na busca também por Meu Pedacinho de Chão (1971), O Rebu (1974) – nacional, O Bofe (1972) – nacional, Terras do Sem Fim (1981) e Anjo de Mim (1996) – nacional. Quem tiver aí, me avise!”.