A fama antes das redes sociais

Vivida por Malu Mader, a protagonista Maria Clara se incomodava com a falta de privacidade por causa da fama. Foto: Divulgação/TV Globo

A novela Celebridade, que está sendo exibida novamente no Vale a Pena Ver De Novo, mostra o mundo dos famosos e da busca da fama em tempos em que não havia Instagram, Facebook e redes sociais. Isso tudo em 2003! Não faz tanto tempo assim! Quase 15 anos! Mas tudo mudou. Naquela época, para alcançar a fama instantânea, era preciso ter bons contatos, ser influente (e não digitalmente) e sair na coluna social de uma revista ou jornal de grande circulação.

Se houvesse um remake da novela de Gilberto Braga, toda a trama precisaria ser modificada. Não haveria a revista Fama, objeto de desejo de toda subcelebridade e candidato à fama. Hoje, com um celular na mão e uma ideia na cabeça, qualquer pessoa pode tornar-se influenciador, e, por que não, famoso?

Um dos principais dramas da protagonista da trama, Maria Clara Diniz, interpretada por Malu Mader, era que a empresária que ganhou fama por causa de uma música Musa do Verão, da qual foi a fonte de inspiração, é perseguida por fotógrafos e paparazzi. Maria Clara vive o dilema entre não ter uma vida privada ou se esconder dos holofotes da fama.

Celebridade também teve aquele famoso mistério de “quem matou Lineu (Hugo Carvana)?”. Assassinado com um tiro no peito, só no último capítulo o público descobriu quem matou o empresário e quais eram suas motivações. Lineu foi morto por Renato Mendes (Fábio Assunção), que depois acabou sendo preso. Esse tipo de mistério talvez movimentasse hoje as redes sociais, mas se demorasse demais para um desfecho certamente cairia no esquecimento do público. Outros tempos…

Culpamos um inocente!*

Ops! Quando falamos sobre a novela Celebridade (2003), o colunista responsabilizou Renato Mendes (Fábio Assunção) pelo assassinato de Lineu (Hugo Carvana). Mas, na verdade, quem matou o empresário foi a vilã Laura (Claudia Abreu). Obrigado ao leitor Resende que nos alertou!

*Atualização: 04/01/2018.