Novo cenário do JN vira meme na internet. Confira!

A Globo investiu, renovou, mudou, enfim, modernizou o cenário do Jornal Nacional.  Mas, mesmo com tanto investimento, a novidade apresentada não foi suficiente para evitar que as piadas e comparações fossem notícias na internet.

De fato, a cara nova do principal noticiário da Globo, no ar desde 1969, é amplo, moderno, imponente, mas não é uma novidade, até mesmo no Brasil. A TV inglesa BBC News, a espanhola Antena 3 e a Al Jazeera, TV do Catar, têm cenários bem parecidos. Até o RedeTV! News, principal jornalístico da Rede TV!, ancorado por Boris Casoy e Amanda Klein, é do mesmo jeito.

Da geometria às cores, o cenário milionário do JN lembra muito o do telejornal da concorrente paulista. Nas redes sociais, inúmeras mensagens e memes ironizaram a atração global, sugerindo inspiração ou cópia. Uma montagem até inseriu sobre a imagem final do Jornal Nacional o “selo” que encerra o RedeTV News.

Em sua história, o Jornal Nacional sempre foi resistente às mudanças. Só foi ter uma âncora oficial na apresentação em 1998 com Lilian Witte Fibe. Isso depois de quase 30 anos no ar. O tema musical, The Fuzz, é o mesmo. Foi primeiro programa gerado no Rio de Janeiro em rede nacional, via satélite.

Os apresentadores eram Hilton Gomes e Cid Moreira, que abriram a primeira edição anunciando: “O Jornal Nacional, da Rede Globo, um serviço de notícias integrando o Brasil novo, inaugura-se neste momento: imagem e som de todo o país”. Cid Moreira encerrou: “É o Brasil ao vivo aí na sua casa. Boa noite”. Vale lembrar que o Brasil vivia o auge da Ditadura Militar. Aliás, Cid Moreira ocupou a bancada do telejornal por quase 30 anos com sua voz marcante.

Confira alguns memes: