Quanto tempo de treino é necessário pra emagrecer?

Para muitos brasileiros o termino do carnaval, das férias e das festas é também o período marcado para iniciar o projeto de emagrecimento. Nesse momento muitas pessoas com a vida atarefada acham impossível investir uma hora do dia para se dedicar as atividades físicas. Mas você já parou para pensar quanto tempo realmente é necessário praticar atividade física para emagrecer?

Embora saibamos que não existe falta de tempo e sim falta de prioridade, poucas pessoas dispõem de mais de uma hora por dia para fazer atividade física, acontecendo um dos principais motivos para não se praticar atividade física que é a falta de tempo.

Um conhecimento popular e antigo diz que precisamos de pelo menos uma hora praticando atividade física para atingirmos resultados e podemos encontrar pessoas que passam horas dentro da academia acreditando que quanto mais exercícios melhor. Será?

A verdade é que estudos atuais comprovaram que essa maneira de agir não é a melhor e nem a mais eficiente para emagrecer. Para exemplificar um estudo Australiano feito pela Universidade de Nova Gales do Sul analisou um grupo de 45 mulheres divididas em três grupos, o primeiro grupo executava apenas 20 minutos de treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), um outro grupo executava 40 minutos de exercícios aeróbios contínuos (como a caminhada ou a corrida) e um terceiro grupo não praticava nenhuma atividade. Os resultados mostraram que o primeiro grupo eliminou 2,5kg de gordura enquanto os demais não emagreceram nada. Contradizendo o que estamos habituados a acreditar, muitos estudos tem demonstrado que treinos de 20 minutos feitos em alta intensidade são os mais eficientes quando desejamos perder peso.

Essa é uma excelente informação para você que deseja emagrecer e dispõe de curtos intervalos de tempo no dia, saiba que 20 minutinhos não mais que 3 vezes por semana serão mais eficientes que horas de exercícios contínuos. Porém, não esqueça que para obter resultados definitivos é importe relembrar que o emagrecimento é multifatorial, sendo necessários quatro pilares de sustentação; alimentação saudável, exercício físico de alta intensidade, mente magra e comunidade de apoio.

Na próxima semana você saberá mais sobre os reais efeitos da cinta abdominal e o gel redutor.

Abração e até a próxima quarta feira.

Voltar ao topo