O que fazer para começar 2018 como pé direito e terminá-lo mais magro

Fim do ano é época de balanço e junto dela a sensação de que poderíamos ter cuidado melhor da saúde, economizado mais dinheiro, feito uma boa ação e muito mais. Surge também a lista de metas a alcançar no próximo ano. E se, ano após ano, repete o desejo de perder alguns quilinhos, não se desaponte, vou te ajudar a começar o ano com uma mentalidade que te leve ao sucesso.

Para entender melhor trouxe um artigo americano da Universidade de Medicina do Sul de Ilinois públicado em 1983 que entrevistou pessoas que emagreceram 20% do seu peso e conseguiram mante-lo por mais de 2 anos. Neste estudo as pessoas atribuíram ter conseguido emagrecer e mantido o peso devido a mudança na alimentação e na pratica de atividade física. Porém o interessante foram respostas como o automonitoramento e a auto-responsabilidade sobre suas ações.

A auto-responsabilidade é um ponto importante no processo de perda de peso. Cientificamente ela é estudada como Locus de Controle, que significa local de controle, que classifica como as pessoas vêem os acontecimentos nas suas vidas  e pode ser classificada como interna ou externa. Pessoas que possuem Locus de controle externo tendem a culpar fatores externos para os acontecimentos em suas vidas, como o destino ou outras pessoas.  Já pessoas com Locus de controle Interno se sentem protagonistas de suas vidas, responsáveis pelos acontecimentos e pelas atitudes que devem tomar.

Então, para que você consiga atingir suas metas e emagrecer, faça como quem já teve exito nos seus resultados, esteja atento a você e suas ações, são elas que te levarão ao sucesso. Torne-se auto-responsável pela sua saúde, seu trabalho, sua vida em família independente dos acontecimentos externos, reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença quando falamos sobre realização de objetivos, sonhos e emagrecimento.

Na próxima semana abordarei o tema motivação, planejamento, disciplina e emagrecimento.

Um abração e um feliz 2018.

Voltar ao topo