Musculação atrapalha o emagrecimento?

Grande parte das pessoas acreditam que o único exercício físico que ajudará a emagrecer são os aeróbios, por possuírem elevado gasto calórico as outras atividades são desprezadas quando o objetivo é diminuir medidas. Em uma academia é muito comum encontrar pessoas que para emagrecer optam pelas esteiras e bicicletas e acreditam que a musculação não ajudará nesse objetivo deixando-os com a aparência maior.

Estudos recentes têm mostrado que o treino com pesos (musculação) também ajuda no emagrecimento. Um exemplo é o estudo americano da Universidade Rhode Island, que comparou idosos que fizeram somente dieta e outro grupo que utilizava de dieta e treino de musculação. Após 10 semanas o resultado dos estudos mostrou que o grupo que treinou musculação emagreceu em média quatro quilos de gordura mantendo a massa muscular, enquanto o outro grupo que utilizou apenas a dieta também perdeu peso, porém reduziu apenas a massa muscular corpórea.

Assim você deve estar pensando, como a musculação pode emagrecer se o gasto calórico dessa atividade física é baixa?
Essa atividade emagrece porque a musculação causa elevação da velocidade do metabolismo pelo aumento da síntese proteica, reabastecimento das reservas de glicogênio, reparo das lesões musculares e mudanças nas concentrações hormonais.

Toda vez que você pratica musculação ocorrem danos musculares em suas fibras e para que o corpo se recupere desse estresse ele gastará muita energia vinda principalmente da gordura. Mas para você tenha os benefícios do emagrecimento com a musculação não basta treinar leve, é necessário que a musculação atue de forma intensa em seu corpo assim você provocará os danos necessários para acelerar o seu metabolismo durante a recuperação do treino.

Então, segue a dica do dia, quer emagrecer? Use e abuse dos efeitos dos treinos de musculação em alta intensidade e os combine com uma boa alimentação, uma mentalidade magra e uma comunidade que te apoie nesses escolhas.

Na próxima semana o tema será menopausa.

Um abração e até a próxima quarta-feira.