Aprenda a mudar os hábitos que não te ajudam a emagrecer

Repense se você acredita que para emagrecer basta fechar a boca e praticar alguma atividade física e ainda, se considera os que não conseguem emagrecer como preguiçosos ou sem força de vontade.
Há um grande equívoco nesse pensamento, a dieta e o treino são apenas consequências de atitudes que podem te levar ao emagrecimento e não são apenas esses dois fatores essenciais na perda de peso. Somos feitos de um apanhado de hábitos enraizados que começam a ser formados desde o nosso nascimento, a nossa vida é um somatório de experiências, hábitos e manias que vamos adquirindo conforme envelhecemos.

Alguns hábitos são tão inconscientes e presentes em nós, que por vezes, os consideramos parte de nossa personalidade e dificilmente conseguiremos nos livrar deles. O processo de mudança de hábitos é bem mais complicado do que imaginamos.

Falando de emagrecimento é importante perceber que hábitos antigos que dificultam o processo de perda de peso devem ser substituídos por hábitos novos, mas para isso, é necessário entender como nasce um hábito e o que fazer para transformar hábitos menos aconselháveis em hábitos saudáveis.

O nosso cérebro procura formas de poupar esforço, assim os hábitos surgem como forma de economizar energia mental tornando-o mais eficiente e permitindo executar outras atividades quando executamos hábitos rotineiros. Repare que é muito provável que você nem perceba, mas escova os dentes sempre da mesma forma, toma banho sempre igual e até mesmo se alimenta seguindo um padrão.

Segundo Charles Duhigg no best-seller O poder do hábito, um hábito acontece em torno do “loop do hábito”, ele inicia por uma deixa, segue-se por uma rotina e se finaliza com uma recompensa. Um exemplo de deixa é quando em determinado horário no seu trabalho você busca um momento de alívio de estresse, gerando a rotina de ir tomar um café com cookie para desestressar e por consequência, a recompensa é o prazer e alívio.

O devemos perceber é que esse hábito pode levar ao ganho de peso, já que na busca de prazer há o hábito de comer algo doce. No texto Emagrecimento, compulsão alimentar, desejo por doces e uma vida feliz eu falo mais sobre isso.

A verdade é que há muitos hábitos que nos afastam de uma vida saudável. A parte boa é que basta identificar um hábito para mudá-lo, mas para isso é importante estar atendo e perceber qual é a deixa que o leva a rotina de um hábito menos aconselhável, e assim substituí-lo. O autor do livro sugere que a melhor maneira de mudar um hábito é substituir a rotina, mantendo a deixa e a recompensa, então se você tem o hábito de comer um doce após o almoço você pode tentar substituí-lo por uma fruta.

No processo de emagrecimento e mudança de hábitos que dificultam a perda de peso é importante ter determinação, um profissional para auxiliá-lo e uma comunidade de apoio e fé. Busque apoio e acredite em si que você conseguirá.
Na próxima semana o tema será queima de gordura localizada.
Abração e até a próxima quarta-feira.