Força de Vontade

Você já passou pela seguinte situação? Estava focado na dieta, conseguindo emagrecer, confiando na sua força de vontade e de repente fraqueja e não consegue mais manter os hábitos saudáveis, se sentindo incapaz e sem força de vontade? Não se julgue, você não deve confiar apenas na sua força de vontade.

Para contextualizar trago um famoso estudo americano dos psicólogos Roy Baumeister e Dianne Tice sobre força de vontade. Nesse estudo 67 voluntários que estavam em jejum receberam 3 opções de alimentos sendo, um rabanete, biscoitos frescos e chocolate.

Logo após observarem os alimentos por alguns minutos um grupo foi orientado a se alimentar apenas do rabanete e o outro grupo a se alimentar apenas do biscoito e do chocolate e o último grupo foi orientado a comer o que quisesse.

Em seguida todos foram levados a uma sala para resolver um quebra-cabeça, impossível de resolver. O que os pesquisadores gostariam de saber era quanto tempo estas pessoas levariam para desistir deste quebra-cabeça e assim testar a perseverança.

Os resultados foram surpreendentes. As pessoas que estavam no grupo que comeram os doces levaram em média 19 minutos para desistir do quebra-cabeça, enquanto as pessoas que resistiram a tentação do doce e comeram apenas o rabanete levaram em média 8 minutos para desistir, ou seja, menos que a metade do tempo. Assim os pesquisadores concluíram que a força de vontade é semelhante a um músculo, que se for excessivamente usado pode levar a fadiga e que o autocontrole pode interferir na tomada de decisões futuras.

Para o emagrecimento estes testes mostram que não devemos confiar apenas na força de vontade, podemos tomar precauções para evitar nos colocar a prova e a exaustão. Algumas simples medidas podem te ajudar a manter o seu foco sem necessitar usar a força de vontade.

Algumas dicas:

– Evite manter em sua casa alimentos que não sejam saudáveis ou que não façam parte da sua dieta. Caso isso seja impossível, coloque estes alimentos em locais fora da sua vista ou de difícil acesso.

– Mantenha os alimentos saudáveis à sua vista e se possível já preparados para o consumo imediato, como frutas fáceis de comer já cortadas e separadas na geladeira.

– Tenha um plano B para a alimentação saudável quando não tiver onde ou o que comer dentro da sua dieta.

– Se você for fazer atividade física pela manhã prepare tudo com antecedência na noite anterior e deixe a sua vista de maneira que fique fácil se aprontar e sair.

– Se você praticar atividade física após o trabalho evite passar em casa antes da academia ou parque, tenha tudo pronto com você e vá direto. Toda vez que você estiver descansando em casa você terá de exercer uma grande força de vontade para sair e treinar.

Existe inúmeras maneiras de preparar o seu dia para inserir hábitos mais saudáveis, pensei em estratégias e facilite o caminho que te levará ao seu objetivo na perda de peso.

Na próxima semana o tema será EMAGREÇA DORMINDO.

Um abração e ate a próxima quarta-feira.

Referência: Ego Depletion: Is the Active Self a Limited Resource? – por Roy Baumeister e Dianne Tice.