Caminhada emagrece, mas precisa ser feita da maneira correta

Um dos exercícios mais praticados quando se busca emagrecer é a caminhada. Mas pense, quantas pessoas você conhece que emagreceram utilizando a caminhada como atividade física?

Um estudo muito interessante da Universidade de Copenhague para a Revista de Diabétes Européia analisou durante quatro meses, três grupos de diabéticos do tipo 2 de 55 a 60 anos para saber os resultados da caminhada em termos de melhora da saúde e emagrecimento. Os grupos foram separados em que caminhavam 60 minutos alternando 3 minutos de caminhada rápida por 3 minutos de caminhada lenta, um outro grupo que caminhava continuamente durante 60 minutos a uma velocidade confortável e, por fim, um grupo que não fazia atividade física nenhuma.

E os resultados foram que o grupo que praticava a caminhada alternando em rápido e lento emagreceram em média 4,8 kg; o grupo que caminhava de forma contínua perdeu menos de 1 kg em média; e os que não praticavam atividade física ganharam um 1kg. Falando da melhora da saúde, esse estudo mostrou que apenas o grupo que alternava os estímulos de caminhada conseguiram melhorar a sensibilidade a insulina e consequentemente melhoraram o quadro de diabetes.

Veja também: Qual é o melhor exercício físico para emagrecer?

Estudos como esse comprovam, mais uma vez, que o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) é superior ao aeróbio tradicional quando o objetivo é emagrecer e melhorar a saúde. Então se você está começando a praticar atividade física ou já pratica procure executar um treinamento eficiente. Novos estudos tem mostrado formas eficazes de chegar a um excelente resultado na saúde do que conhecíamos a anos atrás.

A proposta de treino deste estudo

Fazer caminhada emagrece?
Fazer caminhada emagrece?

Durante 60 minutos alterne 3 minutos de caminhada rápida por 3 minutos de caminhada lenta. E para os que estão iniciando comece com menos tempo. Lembrando que este treino é para quem não consegue correr ainda, caso você já tenha condições físicas de correr, este treino será ineficiente para você emagrecer.

Na próxima semana o tema será como amenizar o prejuízo na balança da Festa de Natal.

Um abração e até a próxima a semana.