É fome ou desejo de comer?

Você consegue distinguir o que é fome e o que é desejo de comer? Parece simples, mas o nosso cérebro utiliza diferentes táticas para não sofrer por falta de alimento. O nosso corpo também trabalha através dos nossos estados emocionais quando se refere a comida, dessa maneira comemos não apenas para saciar nosso corpo físico, mas nosso estado psicológico também é muito afetado com determinados alimentos.

Uma escritora chamada Judith Beck no livro Pense Magro menciona que existem diferentes estímulos que nos levam a comer. Eles podem ser ambientais, biológicos, mentais, emocionais ou sociais. Vamos entender:

– Os estimulo ambientais são caracterizados principalmente pela visão e o olfato, sendo este nosso sentido mais consciente. É olhar um alimento ou sentir aquele cheirinho de comida para a fome surgir.

– Os estímulos biológicos são a fome, a sede e o desejo incontrolável de comer.

– Os estímulos mentais incluem pensar ou imaginar determinado alimento e sentir desejo de comê-lo.

– Os estímulos emocionais são desencadeados por determinada emoção, principalmente ansiedade, raiva, tristeza e outros. Quando nos alimentamos nesse momento, especialmente de doces ou alimentos gordurosos, sentimos uma sensação de conforto pela liberação de dopamina (já falei mais sobre isso no tema felicidade).

– O estímulo social é gerado pela influência das pessoas no momento da refeição. Como sair com os amigos para jantar ou beber.

A partir desses estímulos podemos sentir fome, vontade ou desejo de comer. A fome é uma sensação de vazio no estômago acompanhado com ruídos. Vontade de comer é quando somos influenciados pelos estímulos não biológicos. Já o desejo de comer surge como uma sensação desagradável na boca, garganta ou no corpo e possui um senso de urgência por determinado alimento.

E como essas informações podem ajudar no emagrecimento?

Pelo conhecimento e atenção aos estímulos que estamos sujeitos podemos reconhecer a real necessidade por alimento e observar a nossa resposta a tais estímulos. O primeiro passo é observar qual estímulo foi acionado e identificar os sentimentos e desejos desencadeados por tais estímulos. Dessa forma com autoconhecimento e auto monitoramento a probabilidade de você se sentir passivo aos seus desejos diminuirá.

Outra maneira prática é utilizar uma escala de fome entre 0 a 10 toda vez que você for se alimentar, assim você estará atento a suas reações nas refeições e principalmente a hora de encerrar. Lembre-se de comer vagarosamente pois o sinal de saciedade do estômago para o cérebro leva cerca de 20 minutos, assim você poderá encerrar sua refeição um pouco antes de se sentir saciado e saberá que essa sensação estará por vir. Conhecendo o seu corpo físico e mental você poderá ter mais controle sobre as emoções que não te ajudam no emagrecimento.

Na próxima semana o tema será sobre o um dos métodos de treino mais eficazes para emagrecer.

Um abração e até a próxima quarta-feira.