Como potencializar o seu emagrecimento

Você sabia que é possível potencializar o emagrecimento através do exercício físico? Muitas pessoas acreditam que a pratica de atividade física é secundário para o emagrecimento e que ele funcionaria apenas para aumentar as calorias gastas no dia a dia. Mas saiba que a melhor forma de aumentar a capacidade de emagrecimento é tornar o seu metabolismo mais queimador e é isso que o exercício físico faz por você.

Para compreender esse processo e tornar o seu metabolismo mais acelerado primeiramente será necessário conhecer o seu VO2 máximo, isso quer dizer que você terá de identificar qual é a capacidade que seu corpo tem de captar o oxigênio através do sistema respiratório, transportar oxigênio através do sistema cardiovascular e metabolizar o oxigênio através dos seus músculos. Esses testes podem ser realizados diretamente por ergoespirometria ou podem ser estimados através de testes indiretos.

Diagnosticar o nível de VO2 máximo permite verificar o risco para doenças cardíacas e metabólicas, o nível de aptidão cardiorrespiratória e consequentemente a sua capacidade de treinamento, dessa maneira um educador físico poderá identificar a intensidade ideal de treino para obter os melhores resultados no emagrecimento.

Para simplificar entenda que quando você pratica exercícios físicos você causa mudanças em seu organismo que além de trazer mais saúde ao seu corpo, ele aumentará a capacidade de captar, transporta e metabolizar o oxigênio. Para o
emagrecimento estas adaptações causarão mudanças tão importantes e significativas que tornarão o organismo mais gastador e com maior capacidade de emagrecimento.

Os testes de VO2 máximo e o conhecimento do funcionamento do corpo são importantes para que se aplique e pratique os exercícios certos na intensidade correta, assim você conseguirá aumentar o consumo máximo de oxigênio e atingir melhores resultados no emagrecimento. Isso significa que não basta sair praticando qualquer atividade física, os exercícios de alta intensidade são os melhores para atingir o emagrecimento e elevar o seu VO2.

Um exemplo prático é um estudo cientifico publicado no Jornal Europeu aplicado a Fisiologia aonde foi comparado o exercício de moderada intensidade e o de alta intensidade, eram executados apenas 20 minutos de treino, 3 vezes por semana. Os resultados mostraram uma maior elevação do VO2 máximo e maior perda de peso nos exercícios de alta intensidade.

Na próxima semana o tema será FORÇA DE VONTADE.

Um Abração e ate a próxima quarta-feira.