Comer doces é tão viciante quanto o consumo de drogas

Você sabia que comer doces é tão viciante quanto o consumo de drogas?

Em um livro chamado “O jeito Harvard de ser feliz” o autor Shawn Achor, diz que os melhores momentos da vida são os que estão fora da zona de conforto. Os momentos mais felizes e prazeirosos não acontecem sentados no sofá de casa, a vida acontece lá fora.

E o que isso tem haver com o emagrecimento?

Emagrecimento, compulsão alimentar, desejo por doces e uma vida feliz
Foto: Pixabay

A dopamina e a serotonina são importantes neurotransmissores que causam sensação de bem estar e satisfação em nós, e uma das ações que libera estes neurostransmissores é a ingestão de doces e alimentos gordurosos, pois eles agem rapidamente no cérebro trazendo a sensação de prazer e bem estar que tanto gostamos.

Acontece que a sensação de prazer é carregada até a amígdala ativando as mesmas áreas cerebrais que drogas como cocaína e crack ativam. Percebemos então que o açúcar é realmente viciante e pode nos levar a sua dependência e a uma possível compulsão alimentar.

Então o que fazer para evitar este vício? Perceba que quando você busca momentos de prazer que não estão associados apenas a alimentação, como sair com sua família e amigos e ir a um lugar para desfrutar de momentos felizes ou até mesmo praticar uma atividade física, essas ações aumentarão seus níveis de dopamina gerando mais prazer e diminuindo a sua necessidade e dependência por doces, assim consequentemente esses hábitos te levarão ao emagrecimento.

A dica é sair da sua zona de conforto, busque atividades que te darão prazer além da alimentação e como resultado você será mais feliz, mais magro e repleto de bons momentos para recordar.

Na próxima semana falaremos sobre a caminhada, será que ela ajuda mesmo no emagrecimento?

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato comigo, terei o prazer em responder e trazer temas de seu interesse, que ajude a te deixar mais magro e feliz.

Um abração e até a próxima semana.