Outubro Rosa: O seu seio merece esta atenção

Durante o mês de outubro celebramos o Outubro Rosa, mês que se tornou símbolo para alertar a sociedade sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa é uma das doenças que mais matam mulheres no Brasil e no mundo e corresponde a 25% dos casos de câncer diagnosticados por ano. A boa notícia é que, na maioria dos casos, quando detectado no começo, conseguimos eliminar o câncer e diminuir a taxa de mortalidade por essa doença.

Por esse motivo, o autoexame é muito importante e super simples de fazer! Basta erguer o braço em frente ao espelho e apalpar a mama, dos dois lados. Caso perceba alguma alteração ou carocinho, fique alerta e vá até o seu médico. Se for diagnosticado cedo, o câncer de mama pode ser tratado com radioterapia ou, até mesmo, retirado em cirurgia. Em casos de diagnóstico mais avançado o médico indicará o melhor tratamento para cada situação.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos que podem se desenvolver de forma mais rápida ou mais lenta. Há vários fatores que influenciam no risco da doença, como o histórico reprodutivo e hormonal, bem como fatores genéticos e histórico familiar.

Se alguma mulher de sua família já teve, você deve ficar de olho e fazer os exames regularmente. A maior incidência é em mulheres acima de 50 anos, porém os exames de toque e a mamografia devem começar a partir dos 40 anos para garantir a prevenção da doença.

Fique de olho e procure sempre a orientação de seu médico.

Um beijo e até a próxima semana!

Ficou com dúvida? Mande um email para faleconosco@marialeticiafagundes.com.br

Voltar ao topo