Deixe ela dormir

Mulheres precisam dormir mais que homens, sabia? Você, mais que ninguém, sabe o quanto dormir pouco ou menos horas que você necessita afeta o seu humor, sua disposição e seu dia, não é? E isso, segundo especialistas, tem uma justificativa científica: nós mulheres precisamos sim de mais horas de sono do que os homens para que nossos tantos e ouriçados hormônios se estabilizem.

E não só isso! As horas de sono necessárias para um bom descanso, são proporcionais à intensidade de uso do seu cérebro. Isso é – os homens não vão gostar disso, mas… – estudos mostram que nós mulheres usamos mais o cérebro que os homens, somos multifuncionais e flexíveis nos afazeres do dia a dia, por esse motivo precisamos de uma ou duas horas a mais de sono.

Além dessas justificativas, pesquisadores da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostraram que poucas horas de sono e qualidade ruim das horas dormidas, como acordar demais a noite, número de vezes que acordou durante a noite e, o tempo que demorou para pegar no sono, tem mais consequências negativas para nós do que para eles.

Quando isso acontece, o estudo mostrou que há mais incidência de depressão, mau humor e sintomas de comportamento raivoso nas mulheres, o que não acontece com os homens. Além disso, não dormir bem durante um longo período da vida, nos traz mais possibilidades de desenvolver doenças cardíacas, depressão, e outros problemas psicológicos.

Por isso, observe a qualidade do seu sono. Se você já acorda cansada, parece que nunca se sente plenamente disposta, mesmo após uma noite de sono, procure ajuda. Hoje existe uma área da medicina especializada em distúrbios do sono, chamada Medicina do Sono. Dormir bem e no tempo necessário é garantia de viver melhor com você mesma e com sua família.

Fique ligada!

Voltar ao topo