Anticoncepcional causa câncer?

Um dos grandes mitos que se formou entre a população é que os anticoncepcionais de uso oral, as famosas pílulas, causam câncer. Essa é uma informação totalmente equivocada. A realidade é que desde que a pílula anticoncepcional entrou no mercado, há cerca de 40 anos, incontáveis pesquisas foram feitas sobre sua possível relação com o câncer, e nada foi encontrado.

Um dos remédios mais testados nos últimos 40 anos é, exatamente, a pílula anticoncepcional. Com isso, seus componentes melhoraram muito, e as dosagens hormonais estão cada vez menores.

Ao contrário do que se pensa, o que está provado é que a pílula tem efeitos benéficos na prevenção de alguns tipos de câncer, como a diminuição do risco de câncer de ovário, de endométrio e ainda a redução do risco de doença inflamatória pélvica.

Portanto, sem mito na cabeça. Caso a pílula anticoncepcional seja o método contraceptivo que mais se adequa a você, não há problema algum em tomá-lo. Só se lembre de procurar o seu médico ginecologista para consulta antes da decisão.