Alimentação saudável

Foto: Divulgação

Moderação é um dos segredos da vida longa e alimentação saudável é a ordem na cartilha da boa nutrição. Pensando nisso, escolhi uma receita leve e saborosa para compartilhar com vocês. É o Bacalhau à Brás, um prato típico português, receita da minha colega e médica Susiane Brichta.

O bacalhau é hoje uma das principais tradições de Portugal, local em que é chamado carinhosamente de “fiel amigo”. É um alimento milenar, rico em magnésio e potássio e pode ser feito no forno, na brasa, na frigideira ou simplesmente cozido na água. Apesar de existir mais de uma centena de maneiras de preparar o bacalhau, de todas as receitas tradicionalmente oriundas de norte a sul das terras portuguesas, cada uma tem sabor único.

Os momentos à mesa devem ser de mais completo bem estar com os sabores e aromas dos alimentos e a alegria da convivência de que amamos, ainda que o deleite de uma boa refeição seja em sua própria companhia (existe melhor?!). Reserve o tempo de comer para ser feliz, afinal a plenitude da qualidade de vida está primeiramente nos cuidados com a saúde, a qual está diretamente ligada à alimentação. Segue a receita e o modo de preparo. Bom apetite para todos nós !

Bacalhau à Brás

Ingredientes:
Para 2 pessoas
Azeite de oliva para refogar
01 cebola grande cortada em rodelas
20 azeitonas portuguesas
500g de bacalhau dessalgado em lascas
140g de batata palha
02 ovos batidos
01 maço de salsinha picada
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Refogar a cebola no azeite de oliva até que fique transparente
Acrescentar as azeitonas portuguesas e o bacalhau em lascas e mexer
Acertar o sal e a pimenta
Acrescentar a batata palha e mexer
Juntar os ovos, mexer rapidamente e desligar o fogo
Salpicar com salsinha e servir

Maria Letícia Fagundes

Voltar ao topo