Supere o sentimento de inferioridade!

A pessoa que tem baixa autoestima se sente ameaçada / intimidada, envergonhada ou anulada quando está ao lado de quem considera ser melhor que ela. Acredita que é inferior ao outro porque ele tem habilidades ou atributos que ela não possui (por exemplo: alguém com mais sucesso profissional; com o físico mais próximo dos padrões de beleza que a mídia valoriza; ou com mais amigos e uma família que o apoia). Essa sensação de ser “menos que os outros” pode gerar muitas barreiras na vida da pessoa.

É preciso perceber que o problema não é os outros serem bem sucedidos financeiramente, na profissão, na vida pessoal ou na aparência. O grande problema é a pessoa se sentir inferior. Por isso é interessante refletir:

• Como me vejo? Reconheço minhas qualidades, consigo me valorizar?

• O que eu gostaria de ter que o outro tem? Será que me esforço para me superar e conseguir coisas melhores para minha vida?

• Será que há algo mal resolvido como traumas e mágoas que me faz ficar tão focado no outro?

É natural ter dificuldades na vida, não conseguirá se sair melhor em tudo. Em algumas coisas terá mais facilidade e em outras terá maior dificuldade. Por exemplo: às vezes se saíra melhor em matemática e pior em português, ou às vezes a pessoa ficará mais realizada na vida profissional e menos satisfeita com a vida amorosa.

Se olhar para o lado, sempre existirão pessoas em condições “melhores ou piores” que “você” (mais bem sucedidas ou menos bem sucedidas em determinadas áreas da vida). A pessoa ficará sempre frustrada e amargurada se nunca reconhecer as próprias conquistas, qualidades ou o seu potencial.

Comparar a própria vida com as dos outros é complicado, porque nunca saberá exatamente como é viver na pele do outro. Muitas vezes tem a ilusão que os outros vivem um conto de fadas. Mas é preciso entender que não existem vidas perfeitas, todos sofrem, têm problemas, dificuldades e limitações em suas vidas.

Todos tem os seus pontos fortes e as suas dificuldades. Quando a pessoa presta muita atenção no outro, significa que ela está olhando pouco para si mesma. Se for olhar para o outro, olhe de forma positiva, aprenda com o sucesso dele, entenda todo o trajeto que ele fez para chegar “até ali”. Tem aqueles que se inspiram com o sucesso do outro, e tem aqueles que se sentem inferiores e paralisam. Perceba como tem conduzido o seu olhar e a sua vida.

Cada um tem o seu potencial e as suas habilidades. É importante se sentir capaz de conquistar, capaz de se superar. Não existe perfeição, é necessário valorizar os pontos fortes e reconhecer as qualidades. Lembre-se da história do patinho feio, ele descobriu que estava se exigindo de algo que ele não era, e no final descobriu que na verdade ele era um lindo cisne. Quando a pessoa fica presa a sentimentos negativos e não consegue se sentir bem como ela mesma, é fundamental o acompanhamento com o psicólogo.

 

http://www.michelliduje.com.br/

Voltar ao topo