enkontra.com
Fechar busca

BLOGS

Michelli Duje

Divã da Tribuna

Michelli Duje

Aqui vamos conversar sobre comportamento, relacionamentos e os conflitos que as pessoas encontram em sua vida.

Supere as dificuldades e recomece nesse Ano Novo!

  • Por Michelli

Muitas pessoas buscam o sucesso. Normalmente elas avaliam o que é necessário, fazem tentativas e seguem os passos que acreditam que as levarão as suas conquistas. Ficam na expectativa que dê tudo certo, mas nem sempre a vida é assim, nem sempre a pessoa conseguirá atingir o seu objetivo no tempo em que ela planejou. Às vezes algumas coisas não dão certo mesmo para aqueles que se esforçaram, que se dedicaram e que são pessoas competentes. Mas isso não quer dizer que foi tudo perdido, se ela continuar persistindo e regando as sementinhas que ela plantou, é possível sim colher os frutos em outro momento de sua vida.

É natural que nem sempre as portas se abram, mas quando isso acontece, a pessoa pode olhar ao seu redor e enxergar outras oportunidades em sua vida. As dificuldades podem levar a pessoa a encontrar novas formas de pensar, de agir e de atingir o seu objetivo, ampliando o seu repertório, criando novos caminhos, podendo ter novas experiências enriquecedoras para o seu crescimento pessoal e profissional. Provavelmente as pessoas se acomodariam, não iriam se aprimorar e nem descobririam todos os seus potenciais se não fosse pelos “nãos” que a vida nos dá.

As dificuldades podem levar a pessoa a querer superar as próprias limitações. Os obstáculos podem ser vistos como uma chance de se reinventar e se conhecer ainda mais, despertando capacidades que estavam adormecidas. Isso se aplica em qualquer situação de vida, que depois pode ajudar a pessoa a se sentir mais fortalecida a conquistar os seus sonhos, metas ou propósitos de vida (por exemplo: ser feliz, ter sucesso profissional, emagrecer, ter um relacionamento amoroso saudável, …).

Mas para conseguir superar as dificuldades e frustrações, a pessoa tem que olhar para a própria vida de forma positiva e proveitosa, como se todas as experiências que tivesse vivido a ensinassem a se aperfeiçoar e a direcionassem a algo melhor. Claro que faz parte ficar triste, desanimado e às vezes com raiva. A pessoa precisa viver o luto daquilo que não deu certo, que não foi realizado. Mas ela precisa tomar cuidado para que esse tempo de luto não se prolongue muito. Ela pode “curtir a fossa”, mas depois é necessário seguir a vida, “bola p/ frente”.  Mesmo as vivências negativas e dolorosas podem se transformarem em algo que geram aprendizado, dando mais força e motivação para a pessoa continuar a viver.

Dicas para conseguir dar a volta por cima:

*Mantenha a esperança de que as coisas podem melhorar. A esperança fortalece e ajuda as pessoas a superarem momentos difíceis. Não desista de si mesmo, não deixe as frustrações contaminarem a sua motivação, mantenha o bom humor percebendo tudo o que você teve de bom na sua vida, seja grato pelas suas vitórias e superações.

*Confie em você e no seu potencial, acredite nas suas ideias e crie caminhos para conseguir chegar aonde você quer. Não deixe os seus sonhos de lado! Se for necessário, reescreva e construa novos objetivos na sua vida. Seja criativo e recomece de um jeito diferente. Os sonhos (saudáveis) se renovam a cada etapa da vida, eles nos alimentam e nos motivam, são combustíveis que nos dão força para acordar todos os dias buscando algo melhor para o amanhã.

A vida é feita de tentativas. Aquele que quer conquistar os seus objetivos precisa se arriscar e aprender a lidar com os insucessos. As frustrações podem ajudar a pessoa a amadurecer, crescer e descobrir em si uma capacidade que até então não sabia que tinha. Mas nem sempre a pessoa tem maturidade e estrutura emocional para suportar e lidar de forma positiva ou adequada com os obstáculos e tropeços inerentes a vida. Muitas pessoas se perdem e não conseguem sair sozinhas do sofrimento e da raiva de não terem conseguido aquilo que elas se esforçaram. Nesses casos é indicado o acompanhamento com o psicólogo.

www.michelliduje.com.br

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas dos blogs

Novelas

Resumo das novelas

Novelas

Saiba antes o que vai ao ar nas principais novelas

·

Resumo de Carinha de Anjo de 22/01 a 26/01

Diogo Souza

Direto do Octógono

Diogo Souza

Notícias sobre o mundo da luta. Tudo sobre artes marciais, MMA, UFC e outros campeonatos e eventos.

·

UFC 220 e Bellator 192: confira todos os resultados

Ana Bendlin, Giselle Ulbrich e Paula Weidlich

Só mãe entende!

Ana Bendlin, Giselle Ulbrich e Paula Weidlich

Um blog sobre os aprendizados das mães da Tribuna para você que também é mãe.

·

Cesárea agendada é assunto seríssimo

Últimas Notícias

Mais comentadas