Quando guardar objetos se torna um problema? (Acumuladores)

Às vezes a pessoa guarda coisas porque tem algum valor sentimental sobre aquele objeto. Por exemplo, sente que o objeto:

*Manterá viva as recordações de um momento importante de sua vida;

*Será útil algum dia;

*Passa sensação de segurança e felicidade, preenchendo o vazio dentro de si

Não tem nada de mal guardar uma ou outra coisa como lembrança, mas pode ser sinal de transtorno emocional quando sente que aquele objeto é essencial para a sua sobrevivência, perdendo o controle de seus pensamentos, escolhas e comportamentos porque não consegue relaxar e ficar tranquilo se não tiver o objeto para si.

A pessoa fica refém quando pensa que necessita desses objetos para sentir alívio, prazer ou felicidade. Quanto mais ela acumula objetos, mais frágil e vulnerável ela fica, maior fica a sua dependência por eles, aumentando a sua sensação de vazio e angústias. Normalmente, tudo isso está relacionado a tentativa frustrada de lidar com as suas insatisfações e conflitos emocionais, tentando anestesiar os sentimentos dolorosos. Mas os objetos nunca serão o suficiente para melhorar ou preencher a vida de uma pessoa.

A pessoa precisa entender que esses objetos não têm poder sobre ela, é ela quem dá poder aos objetos. Eles não vão trazer segurança, não vão tornar a sua vida mais interessante ou feliz. É preciso olhar para dentro de si para se conhecer melhor e se dar oportunidade de enfrentar as dores emocionais. Dessa forma poderá achar as respostas para enfrentar essa compulsão.

Reflita sobre o comportamento de guardar os objetos (sendo o mais honesta possível):

*Isso tem atrapalhado a minha vida?O que acho que pode acontecer se eu me livrar desses objetos?

*Por que esses objetos são tão importantes para mim? O que eles representam e me fazem lembrar?

*Qual momento da minha vida eu senti que comecei a acumular mais coisas e perder o controle? Aconteceu algo que me deixou muito triste, ansioso ou estressado?

É comum a pessoa que acumula objetos ter dificuldade em lidar com perdas, frustrações e separações.

Quando a pessoa tem grande dificuldade em se desfazer dos objetos significa que ela precisa de apoio e paciência daqueles que estão próximos. Ela também precisará de avaliação com o psiquiatra e acompanhamento com o psicólogo. Esses profissionais poderão ajudá-la a se organizar emocionalmente, e consequentemente ela poderá se organizar com os seus objetos e com a sua casa.

www.michelliduje.com.br

Voltar ao topo