Opinião: Não tá fácil pra ninguém no MMA do Brasil

Ketlen Vieira é destaque no evento.

Não tá fácil pra ninguém? Tá sim. É só dar uma olhada em subcelebridades das redes sociais pra ver como é tranquilo viver uma vida de fotos e vídeos na internet, com aquela roupa ou comida que faturou devido às suas parcerias com tais empresas.

Já no MMA a situação está braba. A brasileira Ketlen Vieira é uma prova concreta disso. Uma das nossas representantes no UFC, a manauara não conta com apoio nenhum, seja do poder público ou privado. Vale destacar que ela já venceu suas duas lutas no maior evento de MMA do mundo e aparece em 14º lugar entre as principais atletas da sua categoria.

Ketlen Vieira tem apenas 25 anos e já pode ser apontada como uma das nossas principais promessas no UFC. U-F-C, quer mais visibilidade que esse evento? Tá na hora de nossos empresários prestarem mais atenção à batalha diária de nossos representantes no Ultimate e seja lá qual for o evento.

Não basta ser lutador

Desde as primeiras colunas, venho destacando que não basta apenas ser lutador de MMA hoje em dia. Você deve ser um bom profissional de marketing também e empreendedor. MMA não é mais esporte, apenas. É entretenimento. Envolve dinheiro.

Foto: Getty Images/UFC.
José Aldo aprendeu a ser mais provocador com McGregor. Foto: Getty Images/UFC.

José Aldo era um atleta de MMA há pouco tempo atrás. Hoje é um lutador, graças às provocações aplicadas pelo mestre desta arte, o irlandês Conor McGregor. Aldo aprendeu a provocar seus oponentes também e a promover melhor suas lutas, tanto que seu próximo compromisso é um dos mais aguardados deste ano – o manauara pega Max Holloway, no dia 3 de junho, no Rio de Janeiro. Tá faltando mais gente acordar pra isso e não apenas ficar treinando e treinando…Oss!