Dicas Cartola FC 2ª Rodada: Como valorizar o seu time

Apesar de ser mito, Thiago Neves deve ser evitado nesta rodada no Cartola. Já Arthur, do Grêmio, é uma boa aposta. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Fala, galera, e aí, como foram na primeira rodada do Cartola FC? Conseguiram ganhar algumas cartoletas? Eu fiz 81 pontos e, além disso, aumentei minhas economias de 100 para 125 cartoletas. Essa é a hora de acumular grana para, lá na frente, poder contratar as estrelas sem se preocupar com o bolso. E agora estamos entrando na segunda rodada, a mais INGRATA das 38 da competição.

Sim, essa é a rodada que mais confunde os jogadores e que mais precisa ser bem avaliada. O que você prefere, mitar ou acumular ainda mais dinheiro? Vale lembrar que no começo do Cartola é que existe a chance maior de você valorizar seu elenco. Por isso, minha dica é investir na grana.

Mas qual o motivo desta segunda rodada ser a mais complicada? A resposta é simples: o valor de cada jogador vai, primeiramente, de acordo com o que o jogo considerou como potencial dele. Porém, o rendimento rodada após rodada é que vai determinando este preço em cima da média daquele atleta.

Confira as dicas do Cristian Toledo pra mitar na segunda rodada!

Por isso, a tendência é você contratar jogadores que foram muito valorizados na primeira rodada. Talvez o grande exemplo seja o meia Otero, do Atlético-MG. O venezuelano mitou na primeira rodada (16,50 pontos) e subiu seu preço de 5 cartoletas para 14,81, uma valorização de 9,81.

Otero, do Atlético-MG, será a grande aposta da segunda rodada do Cartola. Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG
Otero, do Atlético-MG, será a grande aposta da segunda rodada do Cartola. Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

No entanto, o valor dele, em relação à pontuação, ainda está barato. Ou seja, pode até negativar que ainda assim manterá uma boa média e valorizar ainda mais. Casos semelhantes são os do volante Richard, do Fluminense, que fez 16,20 pontos e custa C$ 14.61, e do atacante Nico López, que fez 18.80 pontos e passou a valer C$ 17.77.

Aí você deve estar olhando o mercado e pensando: “Mas o Thiago Neves e o Dudu foram muito mal na primeira rodada e desvalorizaram muito. São dois mitos e que estão baratos”. FUJA DESSES CARAS!

De fato, no ano passado Thiago Neves e Dudu foram dois caras indiscutíveis no Cartola. Mas ainda não é o momento de escalá-los. A regra que serve para valorizar na segunda rodada é a mesma para desvalorizar.

Pegando como exemplo Thiago Neves, que fez 1,70 pontos e desvalorizou em C$ 6,29, para que ele tenha um retorno em cartoletas, ele simplesmente precisa ser o mito dos mitos. Para que você tenha um mínimo de retorno, ele terá que fazer pelo menos 15 pontos. É possível? Sin, mas ainda assim o custo x benefício não será dos maiores.

Confira a classificação completa e todos os jogos do Brasileirão!

Por isso, seu objetivo nesta rodada deve ser apostar nos mais caros. Claro que a grana ainda é curta e você não pode contratar todos, mas tente, ao máximo, comprar estes jogadores e fuja dos mais desvalorizados. Vale agora se ‘prejudicar’ em pontos, mas ter cofres gordos para a sequência do Cartola. Ainda estamos no começo!

Seguindo esta lógica, algumas boas dicas para ter no seu time neste final de semana, além de Otero, Richard e Nico Lopez, já citados acima, estão o goleiro Richard, do Paraná Clube; os laterais Thiago Carleto, do Atlético, Raul Prata, do Sport, e Dodô, do Santos; os zagueiros Réver, do Flamengo, Messias, do América-MG, e Lucas Veríssimo, do Santos; os meias Serginho, do América-MG, Arthur, do Grêmio, Blanco, do Atlético-MG, e Rodriguinho, do Corinthians; e os atacantes Éverton, do Grêmio, os dois Luans, do América-MG e do Atlético-MG, e Ricardo Oliveira, do Atlético-MG.

Aí você vai me perguntar: “Mas o Ricardo Oliveira desvalorizou, não é para fugir disso?”. Sim, mas ele foge à exceção, por estar muio barato, C$ 2.76, e por ter negativado em pontos -1,00. Ou seja. Se ele fizer cerca de 2,50 pontos na rodada, já será o suficiente para começar a valorizar. Além disso, o Galo joga em casa contra o Vitória. Se ele fizer gols, a chance de custar mais caro, será grande.