Exercício pra cardíacos

Posso fazer exercício se tenho alguma doença cardíaca?

Em geral sim, entretanto indivíduos que possuem qualquer cardiopatia necessitam de acompanhamento de um cardiologista e de um profissional de Educação Física especialista na prescrição de exercício nessas condições.

São poucas doenças cardíacas que impedem completamente a prática de exercícios físicos, em geral existe limitação para a execução de determinadas atividades, que devem sem discutidas entre o cardiologista e profissional de Educação Física.

A prática de exercício físico faz parte do tratamento de inúmeras doenças cardíacas. A grande maioria das cardiopatias na infância não impede que a criança esteja apta a prática de exercícios no ambiente escolar.

Antes de iniciar qualquer programa de treinamento físico, os cardiopatas devem necessariamente passar por uma avaliação médica e testes laboratoriais, que irão determinar as condições atuais e quais exercícios podem ser prescritos.

As estratégias de prescrição não são as mesmas em relação a outros indivíduos, os cardiopatas normalmente não estão aptos a exercício nas mesmas condições  de indivíduos saudáveis, como exemplo, a caminhada não será com menor distância e menos velocidade.

Importante ressaltar que a grande maioria das doenças cardíacas são causadas justamente pelo sedentarismo, hábitos alimentares ruins, stress, sono inadequado, entre outros hábitos ruins.

A lição que tiramos a respeito, é que a prática de exercícios físicos é uma necessidade, ficando a sua escolha caro leitor, praticar para manter uma vida saudável ou para recuperar a saúde no futuro.

A primeira opção sem dúvida é a mais fácil, ainda está em tempo de escolher.

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com

Voltar ao topo