Cirurgia de redução de estômago, quando devo pensar no tema ?

de-bem-com-a-vidaA cirurgia bariátrica é também conhecida como uma técnica de redução de estômago, altamente recomendada para obesos classes II e III. Pessoas com IMC acima de 35 e que já apresentam problemas de saúde estão aptas a realizar a cirurgia bariátrica, obviamente outros métodos de emagrecimento devem ser amplamente realizados antes do procedimento cirúrgico.

Obesos com IMC acima de 40 normalmente não apresentam condições de realizar exercícios físicos e passam a correr risco de vida pelo excesso de peso, nesses casos a cirurgia bariátrica vem sendo utilizada para garantir a saúde do indivíduo.

Importante ressaltar que a cirurgia, apesar da redução de peso, não proporciona a cura da obesidade, dessa forma existe a possibilidade do retorno do peso após o emagrecimento caso não ocorram mudanças de hábitos do indivíduo, como uma dieta saudável e prática regular de exercícios físicos.

O sucesso da cirurgia está relacionada diretamente com a prática de exercícios físicos, os estudos relatam que os pacientes devem se exercitar logo após a cirurgia, respeitando os limites de recuperação. É importante que o profissional de educação física receba a informação do aluno sobre a cirurgia bariátrica, seja recente ou não.

A cirurgia bariátrica trás uma mudança radical na vida do indivíduo, que deve estar preparado para a drástica mudança em seus hábitos, em várias situações o acompanhamento do psicólogo é fundamental.

Caso você se enquadre nas condições acima, procure atendimento médico e discuta sobre a possibilidade em realizar a cirurgia. O procedimento é o último recurso, procure manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regulares, na maioria dos casos é eficiente para manter seu peso em níveis adequados e um bom nível de saúde.

Quer sugerir um tema ? Escreva para malgauer@gmail.com

Voltar ao topo