Rolo de Paleta Suína com crosta de Bacon, batata Palha e Molho Barbecue de Figo

Nossa receita desta semana é uma proposta autoral para quem gosta de emoções fortes e sabores intensos. Uma paleta suína moída, enrolada por uma trama de Bacon, acompanhada por uma renda de batata palha e um maravilhoso molho Barbecue de figo.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1,5kg de Paleta suína desossada moída
400g de bacon cortado em fatias bem finas
4 figos frescos grandes cortados em gomos
4 batatas Asterix grandes
3 colheres de sopa de Mostarda
3 colheres de sopa de Catchup
3 colheres de sopa de Molho Inglês
3 colheres de sopa de Açúcar Mascavo
350ml de cerveja clara
3 dentes de Alho
1 Cebola Grande
1 limão
Sal, Pimenta e Páprica a gosto.

Mão na Massa

A Paleta

1 – Em um recipiente tempere a Paleta suína com o suco de um limão, uma cebola grande ralada, 3 dentes de alho ralados, sal e pimenta a gosto. Deixe marinar por alguns minutos.
2 – Sobre uma tábua de carnes, coloque cinco tiras de Bacon na vertical, uma ao lado da outra. Coloque tiras na horizontal fazendo uma trama onde cada fatia passará por cima e por baixo uma das outras como um trançado de cestas.
3 – Coloque uma camada da Paleta suína moída sobre a trama de bacon com mais ou menos um centímetro de altura. Aperte bem para que a carne fique bem aderente e cubra toda a trama.
4 – Enrole a trama como um rocambole deixando a parte da emenda para baixo. Repita o processo até acabar com as fatias e a Carne. Esta receita prepara aproximadamente 3 rolos.
5 – Coloque os rolos com as emendas para baixo em uma assadeira forrada com papel alumínio, coloque 350ml de cerveja até cobrir todo o fundo da assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200°. Deixe lá até que a trama de Bacon esteja dourada.

O Molho

1 – Coloque um fio de azeite em uma frigideira pequena, frite os quatro figos cortados em gomos até caramelizar, acrescente três colheres de sopa de Catchup, três de mostarda, três de molho Inglês e três de Açúcar Mascavo.
2 – Deixe reduzir por alguns minutos e reserve.

A Batata Palha

1 – Em um processador ou um ralador, rale as quatro batatas com casca.
2 – Em uma frigideira, coloque óleo até cobrir o fundo em aproximadamente 1cm, deixe aquecer bem e coloque pequenas porções da batata ralada, espalhando com o auxílio de um garfo por tora a frigideira.
3 – Frite até que as rendas de batata fiquem douradas. Cuidado somente para não passar do ponto de fritura para que as batatas não fiquem escuras, nem amargas. Reserve.

Servidos?

Na mesa – Você poderá servir os rolos inteiro em uma travessa, colocando o molho e as batatas em recipientes separados e deixar que seus convidados se sirvam à vontade.
No Prato – Coloque dois pedaços em forma de medalhão no centro do prato, regue com o molho de Figo e coloque duas rendas de batata palha sobre os medalhões. Coloque uma folha pequena de cebolinha verde para ornamentar.

Aproveite esta receita para um delicioso jantar com seus amigos!!!

Esta receita serve até 8 pessoas.

Voltar ao topo