Risoto ao funghi sec com queijo grana

Nossa receita desta semana traz um prato característico da região da Lombardia, na Itália, um risoto de funghi, com um toque todo especial do queijo Grana que tem um de seus ícones mais conhecidos originário das planícies Padanas. Um prato extremamente simples de se fazer, mas com uma complexidade de aroma e sabor realmente incrível. Espero que gostem da nossa receitaecomo sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

50g de cogumelos tipo funghi sec.
200g de queijo Grana
1,5 xícara de arroz arbóreo
1 cálice de vinho branco
1 cebola
1 batata
1 cenoura
1 talo de salsão
3 dentes de alho
Sal, pimenta, noz moscada, cebolinha e azeite a gosto.

O caldo de legumes

1 – Em uma panela, coloque aproximadamente 1,5 litros de água, uma batata (com casca) cortada, uma cebola cortada, uma cenoura cortada, um talo de salsão cortado e um dente de alho (com casca).
2 – Deixe ferver por 15 minutos, reserve.

O funghi sec

1 – Como o cogumelo é desidratado, primeiramente precisamos hidrata-lo em água para que ele absorva a umidade necessária antes de iniciar o cozimento.
2 – Após deixa-lo de molho de 15 a 20 minutos, utilize uma peneira para escorrer toda a água, sem pressionar os cogumelos, reserve.

O risoto

1 – Em uma frigideira, coloque uma colher de sopa de manteiga, um fio de azeite e frite os dois dentes de alho até dourarem.
2 – Em seguida coloque o funghi hidratado, tempere com um pouco de sal, pimenta, noz moscada e refogue.
3 – Acrescente o arroz arbóreo, refogue por alguns segundos, em seguida coloque o cálice de vinho branco e cubra tudo com um pouco do caldo de legumes.
4 – Vá acrescentando caldo até que o arroz fique ao dente.
5 – Junte o queijo Grana ralado e misture até obter uma consistência cremosa. Caso seja necessário acrescente mais um pouco do caldo

Servidos?

Em um prato fundo, de preferência de cor clara, coloque uma porção de risoto ao centro, cubra com queijo Grana ralado e polvilhe cebolinha verde picada bem fininha. Aproveite esta receita para um delicioso jantar com seus amigos! Esta receita serve até 4 pessoas

Voltar ao topo