Receita de Sopa Cassoulet da Cozinha do Cadu

Neste episódio Cadu Lopes prepara uma sopa incrível com base em um dos pratos mais típicos da culinária francesa, o Casssoulet. Uma sopa com muita personalidade e repleta de texturas que nos leva até o sudeste francês numa viagem de sabores. Inscreva-se em nosso canal, deixe seus comentários, a sua participação é muito importante.

Receita de “Cassoulet” da Cozinha do Cadu

 

Tá chovendo? Tá Friozinho? Então tá na hora de experimentarmos uma receita fantástica e que traz em suas memórias a França em tempos de guerra.

O cenário é a França em meados do século XIV, em plena guerra dos cem anos, que na verdade durou 116 anos. A cidade de Castelnaudary no sudeste da França, estava cercada pelos ingleses. Sitiada, a pequena cidade ficava sem abastecimento por meses e em meio a tudo isso, a população precisava se alimentar. Aí surge o famoso ansopado Cassoulet, comida típica francesa e que hoje possui até festivais gastronômicos  próprios onde sua autoria é disputada por três cidades, Castelnaudary, Carcassonne e Toulouse.

Nesta receita, faremos uma versão apresentada como “Sopa Cassoulet” da Cozinha do Cadu, espero que gostem e aproveitem este prato muito saboroso e repleto de história.

E como sempre digo Huuullaaalllaaaaa!!!

 

 

Ingredientes

 

2 Xícaras de Feijão Branco

250g De Carne Seca

250g De Costelinha de Porco Defumada

150g De Lombo suíno defumado

150g De Linguiça defumada

2 Batatas médias

1 Cebola Média

2 Dentes de Alho

2 Pães Amanhecidos

Noz Moscada, Zimbro e Orégano a gosto

 

Mão na Massa

 

A Sopa

1 – Colocar as duas xícaras de Feijão Branco de molho em água por 20 minutos. Em seguida colocar em uma panela de pressão com aproximadamente 1 litro e meio de água e levar ao fogo por 45 minutos. Reservar.

2 – Cortar todos os ingredientes defumados em pedaços, no caso das costelinhas, manter o corte conforme o tamanho dos ossos. A Carne seca deve ser dessalagada, primeiramente uma boa lavada em água corrente e depois de molho em água que deve ser trocada por quatros vezes a cada 10 minutos. Reserve

3 – Descasque a cebola, corte em rodelas bem finas, descasque os três dentes de Alho e pique bem miúdo, descasque as duas batatas e corte em pedaços grandes, apanhe um pequeno maço de cebolinha com cheiro verde e corte bem fininho, Reserve.

4- Após o Cozimento do feijão, junte em uma caçarola uma colher de azeite e uma colher de manteiga, acrescente a cebola e frite até dourar, em seguida acrescente o alho, algumas sementes de zimbro, noz moscada ralada e frite até o alho dourar. Coloque as carnes na sequência. Primeiro a Carne seca, seguida pelo lombo defumado, costelinha defumada, linguiça defumada e o feijão Branco, misture tudo, cubra com um litro e água e por último acrescente as batatas. Quando as batatas estiverem cozidas a sopa estará pronta.

 

As Torradas

1 – Corte os dois pães amanhecidos em rodelas de aproximadamente 1cm, coloque em uma assadeira, regue com azeite, salpique orégano por cima e leve ao forno a 180 graus por 15 a 20 minutos ou até ficarem bem tostadas. Reserve para serem utilizadas na montagem do prato.

 

Servidos?

Em um prato fundo coloque aproximadamente duas Conchas da Sopa Cassoulet, se possível coloque uma costelinha inteira em destaque no prato. Em seguida coloque uma torrada sobre a sopa e apoiada na beirada do prato e salpique a salsinha e a cebolinha picada. Para finalizar, cubra com algumas raspas de queijo parmesão e…. Huuulllaaalaaaa!!

 

Esta receita serve até quatro pessoas.