Receita de Ratatouille da Cozinha do Cadu

Nossa receita desta semana é um clássico da culinária francesa. Este prato ficou mundialmente conhecido através da animação que leva o mesmo nome do prato. No filme, um simpático ratinho cozinheiro prepara esta iguaria para um meticuloso crítico culinário. Um prato muito simples e repleto de sabor, onde os vegetais aparecem realmente como protagonistas.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1 Berinjela média

1 Abobrinha Italiana Média

3 Tomates Italianos

2 Tomates Débora

200g de Tomate cereja

3 Dentes de Alho

1/2 Cebola Cortada em pedaços

Alecrim, Manjericão, Orégano, Noz Moscada Sal e Pimenta a gosto

Mão na Massa

O Molho

1 – Junte Dois tomates Débora, um tomate italiano, 200g de tomates Cereja, meia Cebola cortada em Pedaços e um dente de alho em um Liquidificador e bata tudo por alguns minutos até que não tenha mais pedaços.

2 – Em uma panela funda, frite dois dentes de alho ao murro em azeite com uma ponta de colher de manteiga até dourar. Acrescente os ingredientes que foram batidos no Liquidificador e um ramalhete de ervas (Alecrim, Orégano e Manjericão) amarrados com um barbante, (Bouquet Garni).

3 – Deixe ferver por alguns minutos até reduzir e reserve.

Os Vegetais

1 – Corte a Berinjela, a Abobrinha e Dois tomates italianos em finas rodelas, caso não tenha

um Mandolin (Utensílio utilizado para fatiar vegetais) utilize uma faca bem afiada.

2 – Em um refratário, coloque em sequencia uma fatia de Abobrinha, uma de Berinjela e outra de Tomate de forma que as fatias fiquem em pé uma ao lado da outra acompanhando a borda do refratário. Repita a sequencia até completar todo o perímetro e se sobrarem algumas rodelas, empilhe em camadas no centro do refratário até completar o espaço vazio que ficou no centro.

3 – Junte o molho peneirado até cobrir os vegetais, cubra com papel alumínio deixando 4 furos para que possa ocorrer a evaporação e leve ao forno pré-aquecido a 200° por aproximadamente 30 minutos.

Servidos?

Para ir a Mesa

– Você pode servir diretamente no refratário e deixar que cada convidado retire sua porção do Ratatouille.

No Prato

– Em um Prato raso, de preferência branco coloque algumas fatias de Ratatouille e em seguida regue com o molho até cobrir todo o fundo do prato. Para decorar acrescente pimenta rosa, um ramo de Manjericão e Huulllaaaallaaaa!!!!

Aproveite esta deliciosa receita reunir os amigos.

Esta receita serve até 4 pessoas