Receita de Creme de Abóbora com Alho Poró e Renda de Parmesão

Neste  episódio de estreia da temporada de Sopas, Caldos e Cremes da Cozinha do Cadu, Cadu Lopes prepara um delicioso Creme de Abóbora com Alho Poró e Renda de Parmesão. Não perca este episódio, inscreva-se em nosso Canal, mande seus comentários…. e como eu sempre digo!! Huuuullllaallaaaaa!!!

Receita de Creme de Abóbora com alho Poró e renda de Parmesão.

 

O friozinho vem chegando e com ele aquela vontade de comer algo bem quente e saboroso. Neste cenário surge nossos personagens principais de inverno que são as sopas, cremes e Caldos. De uma maneira simples, a forma de identificar cada um deles passa pelo modo de preparo e também por seus ingredientes.

Caldos – Normalmente serve como base para sopas, cremes e alguns pratos, levando em seus ingredientes legumes, carnes, peixes ou crustáceos que são cozidos por vários minutos ou algumas horas até que reduzam e extraiam o máximo de sabor.

Sopas – Normalmente preparadas com ingredientes em pedaços, um pouco mais rala e que podem ter como ingredientes, massas, carnes, peixes ou somente legumes.

Cremes – Em sua apresentação tem uma composição mais espessa e em seus ingredientes acrescenta-se o Leite ou o Creme de Leite. Seus ingredientes são batidos e peneirados ajudando a compor o aspecto cremoso.

A abóbora tem seu papel muito bem definido em diversas culturas pelo mundo, desde símbolos de liberdade como a “Soup Joumou” sopa de abóboras símbolo da independência Haitiana até o famoso Jack O’lantern do Halloween americano.

Em nossa receita desta semana a abóbora aparece com destaque e muita personalidade, nos libertando para os novos sabores e quentinha para espantar o frio do inverno.

 

Ingredientes

 

500g de abóbora

2 batatas médias

2 Dentes de Alho

1 alho poró médio

1 xícara de Creme de Leite fresco

50g de parmesão ralado

Sal e Pimenta, Noz Moscada e Alecrim a gosto

 

Mão na Massa

 

1 – Primeiro passo no preparo do nosso creme de abóbora é cozinhar a abóbora e as batatas. Em uma panela funda coloque os pedaços de abóbora, as batatas, um dente de alho com casca e um ramo pequeno de alecrim coloque aproximadamente 1 litro de água ou até cobrir os ingredientes e leve ao fogo até que a Abóbora e as Batatas estejam bem cozidas ao ponto de amassar.

2 – Segundo passo é o preparo do Alho Poró. Primeiramente separe a parte das folhas do talo do Alho Poró, corte ele ao meio e depois corte em finas fatias. Em uma frigideira rasa coloque uma colher de manteiga e frite o Alho Poró até que fiquem caramelizados. Reserve.

3 – Terceiro passo é o preparo da renda de Parmesão. Em uma frigideira antiaderente rasa coloque um fio de azeite e 25g de Parmesão ralado distribuído sobre a superfície da frigideira em fogo baixo até que derreta completamente, mão mexa. Quando o Parmesão começar e ficar dourado, leve a frigideira até uma bancada fria e aguarde esfriar. Repita o procedimento virando a crosta de queijo e esfrie novamente para retirar da frigideira. Coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. Repita o procedimento com mais 25g e reserve.

4- Preparar o creme. Após o cozimento da abóbora e das batatas, aguarde esfriar um pouco, retire o galho de alecrim e o alho e coloque o restante do conteúdo da panela em um liquidificador e bata até que tudo esteja homogêneo. Em seguida peneire tudo em um recipiente. Reserve

5 – Em uma panela funda doure um dente de alho em azeite e manteiga. Assim que estiver bem dourado, retire-o e coloque todo o conteúdo peneirado de abóbora e batatas. Acrescente o creme de leite deixando duas colheres de creme para a finalização do prato posteriormente. Em fogo baixo vá mexendo até ferver.

 

Servidos?

Em um prato fundo coloque aproximadamente duas Conchas do Creme de Abóbora, coloque um punhado de Alho Poró frito no centro, acrescente as rendas de parmesão e para cada prato, despeje uma colher de creme de leite em forma de meia lua, pegue um palito de dentes e faça desenhos em zigue e zague por cima do creme. Para finalizar coloque uma cebolinha sobre o prato e…. Huuulllaaalaaaa!!

 

Esta receita serve até duas pessoas.