Receita de Bobó de Camarão da Cozinha do Cadu

Neste primeiro episódio da série Comida de Domingo, Cadu Lopes prepara um delicioso Bobó de Camarão muito especial e repleto de sabor. Uma receita muito prática e fácil. Certamente uma ótima pedida para um almoço de domingo com a família.

Bobó de Camarão da Cozinha do Cadu

Nossa receita desta semana traz na bagagem todo o sabor de suas raízes africanas com um toque todo especial do Brasil. Hoje o Bobó de Camarão é reconhecido como um prato tipicamente Baiano e com característica bem Brasileiras. Sua receita original era preparada com purê de inhame, mas hoje é mais conhecido quando preparado com purê de Mandioca (Aipim). Em sua evolução foram acrescentados o Leite de Coco e o Azeite de Dendê.

Por se tratar de uma comida muito especial e que representa um clássico da culinária Brasileira este prato está em nossa nova série “Comida de Domingo” aqui na Cozinha do Cadu.

Espero que gostem desta receita é uma excelente pedida para um almoço em família!

E como sempre digo Huuullaaalllaaaaa!!!

 

Ingredientes

500g de Camarão Rosa

350g de Abóbora

200ml de Leite de Côco

1 Pimentão médio

1 Cebola Média

1 Tomate

30g de Salsinha Picada

4 dentes de Alho

Pimenta, Sal e Azeite de Dendê a gosto

 

Mão na Massa

O Creme de Abóbora

1 – Em uma panela funda, coloque os pedaços de abóbora juntamente com um dente de alho ao murro e um ramo de Alecrim. Acrescente uma pitada de sal, cubra com agua e leve ao fogo médio até cozinhar ao ponto de amassar.

2 – Após o cozimento espere esfriar por alguns minutos, retire o ramo de alecrim e a casca do alho e bata todo o conteúdo da panela no liquidificador. Reserve.

O Camarão

1 Tempere o Camarão com Pimenta, Alho, Noz Moscada e Sal a gosto, deixando alguns camarões com casa para decoração (um para cada prato), Reserve.

Os Legumes

1 – Corte os legumes em rodelas com aproximadamente 5,0 cm de espessura, pique dois dentes de alho em pedacinhos e reserve.

O Bobó

1 – Em uma frigideira de borda alta, coloque um fio de Azeite e uma colher de manteiga, acrescente o Alho picado e frite até dourar.

2 – Acrescente os Camarões e frite até dourarem, em seguida coloque uma dose de cachaça para flambar.

3 – Coloque aproximadamente 70% da base de abóbora batida no Liquidificador, acrescente os legumes cortados em fatias por camadas, acrescente o Leite de Côco e o restante da base de abóbora. Salpique com a Salsinha picada e deixe em fogo baixo até reduzir.

4 – Por fim coloque uma colher de chá de Azeite de Dendê espalhando bem por toda a frigideira e pronto!

 

Servidos?

Em um prato raso, coloque uma porção de Arroz branco no centro e em seguida coloque algumas colheres do Bobó de camarão ao redor, utilize um camarão inteiro para decorar juntamente com um ramo de Salsinha.

Aproveite esta deliciosa receita reunir a família em um delicioso Almoço de Domingo.

Esta receita serve até 4 pessoas.