Receita de Bacalhau da Cozinha do Cadu

Nossa receita desta semana vai em busca de nossas raízes portuguesas, trazendo como personagem principal nada além de um saboroso Bacalhau. Neste prato, diferentemente da bacalhoada, ressaltamos o sabor inigualável da carne do bacalhau, acompanhado somente de alguns vegetais salteados para que não roubem a cena do nosso delicioso protagonista.

Espero que gostem da nossa prática receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

2 Lombos de Bacalhau de Aproximadamente 300g

6 Tomates Sweet Heaven

2 Folhas de Couve rasgadas a mão

1/2 Cebola Roxa cortada em Pétalas

4 Dentes de Alho

Sal, Pimenta, Azeite de Oliva e Alecrim a gosto

 

Mão na Massa

O Bacalhau

1 – Bacalhau Salgado – Fazer o processo de dessalga do bacalhau pelo menos 8 horas antes do preparo. Em seguida Coloque as postas de Bacalhau em uma panela funda, juntamente com 1 dente de Alho e um ramo de Alecrim. Leve ao fogo por 10 Minutos e reserve.

2 – Bacalhau Dessalgado – Coloque as postas de Bacalhau em uma panela funda, acrescente uma colher e meia de sopa de Sal grosso, juntamente com 1 dente de Alho e um ramo de Alecrim. Leve ao fogo por 10 Minutos e reserve.

3 – Coloque as postas de Bacalhau em um refratário, juntamente com um ramo de alecrim sobre cada posta e alguns alhos ao murro. Cubra com azeite de oliva e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos em forno pré-aquecido a 180º ou até dourar.

Os Vegetais

1 – Em uma frigideira coloque um fundo de Azeite de oliva e junte os tomates cortados ao meio com a parte cortada para baixo. Deixe fritar até caramelizar, acrescente as cebolas e deixe caramelizar.

2 – Em seguida, coloque as folhas de Couve rasgadas, salteando até que reduzam um pouco.

3 – Acrescente Sal e Pimenta a gosto e Reserve.


Servidos?

No Prato – Em um Prato raso, de preferência preto, coloque uma porção dos vegetais formando uma base para o Bacalhau. Em seguida coloque A posta de Bacalhau sobre os vegetais. Regue com Azeite de Oliva e finalize com Pimenta de Aroeira.

Aproveite esta deliciosa receita para um jantar a dois.

Esta receita serve 2 pessoas.