Receita para a ceia de natal: Paleta de Cordeiro com Batatas e Molho de Hortelã

Nossa receita desta semana traz como protagonista uma das carnes mais saborosas e que tem ganhado seu espaço nas ceias de Natal por todo o Mundo. Uma deliciosa paleta de cordeiro, com Batatas e molho de Hortelã. A carne de cordeiro tem influencias Árabe, Galesa, Grega e também Brasileira, já que o Sul do pais possui receitas fantásticas e vários cortes para este tipo de carne.

Espero que gostem da nossa receita para a ceia de natal e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

 

Ingredientes

1 Paleta de Cordeiro de aproximadamente 2 Kg

1 Cebola Grande

150ml de Vinho branco

60ml de Vinagre de vinho branco

6 Dentes de Alho

1 Maço de Hortelã Aproximadamente 150g

Sal, Pimenta, Noz Moscada, Alecrim e Páprica doce a gosto.

 

Mão na Massa

A Marinada

1 – Em um liquidificador, a cebola, 150ml de Vinho branco, 4 dentes de Alho, uma colher de azeite de Oliva, duas colheres de sopa de Sal, um ramo de alecrim, uma colher de chá de pimenta branca e uma colher de sopa de Páprica doce. Bata até homogeneizar e reserve.

A Paleta

1 – Coloque a paleta em um recipiente e em seguida, com o Auxílio de uma Seringa culinária, injete o tempero batido no liquidificador em cada parte da paleta.

3 – Junte o restante do tempero que ficar no liquidificador e regue a paleta até que fique toda coberta pelo tempero. Deixe marinar por alguns minutos. Caso não tenha utilizado uma Seringa para injetar o tempero, deixe marinar de um dia para o outro sempre regando com o molho.

Para levar ao forno

1 –  Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque a paleta ao centro, regue com o molho da marinada e coloque as batatas cortadas em grossas rodelas ao redor. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora em forno pré-aquecido a 150º. Após este tempo retire o papel alumínio e deixe até dourar em 200°.

 

O Molho

1 – Corte as Folhas de Hortelã, em tiras bem fininhas e depois corte no sentido contrário para ficar bem picado.

2 – Corte dois dentes de alho da mesma forma bem picado

3 – Em um recipiente junte 60ml de Vinagre de vinho branco, duas colheres de azeite, uma colher de chá de Sal, os dois dentes de alho picados e o Hortelã picado. Misture tudo e reserve.

 

Servidos?

Na mesa – Utilize uma tábua de carnes grande, coloque a Paleta ao centro, as batatas assadas em pequenos montes ao redor e decore com alguns ramos de Hortelã. Deixe um recipiente com o Molho de Hortelã ao lado para que cada um posso colocar a quantidade de molho que deseja.

Aproveite esta receita em uma deliciosa noite de Natal.

Esta receita serve até 6 pessoas.

Voltar ao topo