Maminha recheada ao forno com Molho de Champignon

Nossa receita desta semana apresenta uma deliciosa opção de carne assada ao forno com um saboroso molho de Champignon. A maminha quase sempre uma opção no churrasco e muitas vezes condicionada ao molho de mostarda, hoje recebe uma versão mais delicada, de sabor marcante e que certamente vai agradar o paladar de seus convidados principalmente pela leveza do molho.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

1 Maminha com aproximadamente 1kg

300g de Champignon fresco

200ml de Vinho Branco

½ Cebola picada em finas fatias

3 Colheres de sopa de Manteiga

5 dentes de Alho

Sal, Pimenta, Azeite, Páprica, Noz Moscada e Tomilho a gosto.

Mão na Massa

A Maminha

1 – Em um recipiente coloque cinco dentes de Alho picados, duas colheres de manteiga, algumas folhas de Tomilho fresco e uma colher de chá de Páprica doce. Misture bem até obter uma pasta homogênia. Reserve.

2 – Corte os Champignons em finas rodelas juntamente com a meia cebola. Reserve.

3 – Pegue a peça de maminha e faça alguns cortes na lateral, de forma poder abri-la como um rocambole. A peça deve ficar espalmada e com a gordura para baixo.

4 – Passe a pasta de alho por toda a superfície da peça. Em seguida coloque aproximadamente 100g das fatias de Cogumelo em uma única camada cobrindo toda a superfície.

5 – Enrole a peça como um rocambole e com a ajuda de um barbante, faça várias amarrações para que fique bem fechado e não corra o risco do recheio sair ao ser levado ao forno.

6 – Em uma frigideira grande, frite a peça inteira até selar todos os lados, lembrando que este processo é somente para que o suco da carne não saia quando ele estiver no forno.

6 – Assim que selar todos os lados, retire da frigideira e coloque em uma assadeira e acrescente aproximadamente dois copos de água ou até que cubra o fundo em ½ centímetro.

6 – Em seguida leve ao forno pré-aquecido em 200° e deixe até dourar.

 

O Molho

1 – Na mesma frigideira onde a carne foi selada, coloque uma colher de Manteiga, um fio de azeite e doure a ½ Cebola cortada em fatias até que fiquem caramelizadas.

2 – Acrescente o restante dos Champignons também cortados em fatias e frite até que estejam caramelizados.

3 – Junte 200ml de Vinho branco, 200ml de água e deixe esfriar por alguns minutos. Bata tudo em um Liquidificador e em seguida retorne o molho ao forno. Deixe reduzir até que o Álcool do vinho evapore e tempere com uma pitada de Sal, pimenta e Noz Moscada. Reserve.

 

Servidos?

Retire a peça de Maminha da assadeira e coloque em uma tábua de cortar carnes. Em seguida corte 2 medalhões e coloque em um prato raso, de preferência branco. Regue com o molho de Champignons e coloque um ramo de tomilho sobre o prato para ornamentar. Salpique uma pitada de pimenta do reino moída e pronto!

Aproveite esta receita para um delicioso jantar com seus amigos!!!

Esta receita serve até 4 pessoas.

Voltar ao topo