Angu à Baiana

Nossa receita desta semana é uma homenagem a culinária Carioca. Sim Carioca!!! Apesar do nome este prato é a síntese da periferia do Rio de Janeiro e que tem suas raízes nas rodas de samba das casas de Bamba. Originalmente elaborado com caldo condimentado caldo miúdos, aqui em nossa receita e elaborado com carnes defumadas, molho de Tomates frescos e Muzzarella.

Espero que gostem da nossa receita e como sempre digo, Huuullaaalllaaaaa!!!

Ingredientes

200g de Linguiça defumada
200g de Bacon cortado em cubos
200g de Carne Seca em cubos dessalgada
200g de Costelinha suína defumada
6 tomates
400g de Queijo tipo mozzarella em fatias
3 xícaras de Fubá
6 dentes de Alho
Sal, Pimenta e Noz Moscada a gosto.

Mão na Massa

As Carnes

1 – Em uma panela coloque um fio de azeite e junte todos os defumados e a carne seca. Frite até que comecem a dourar, então acrescente quatro dentes de Alho picados.
2 – Assim que o alho estiver dourado retire todas as carnes da panela e coloque em um recipiente com papel absorvente. Reserve

O Molho

1 – Na mesma panela onde foram fritos os defumados, junte os seis tomates picados, uma xícara de água e deixe apurar até que o molho fique bem vermelhinho. Acrescente Sal, Pimenta e Noz Moscada a gosto.
3 – Se necessário acrescente mais água para que o molho não seque demais.

O Angu

1 – Em uma panela pequena, coloque um fio de azeite e frite dois dentes de Alho até que fiquem dourados.
2 – Coloque cinco copos de água, uma colher de chá de Sal e uma xícara e meia de Fubá, ainda com a água fria para não empelotar. Mexa em fogo baixo até que tenha consistência, reserve.

Para ir ao forno

1 – Em um refratário, forre todo o fundo com as carnes e defumados fritos, acrescente o Angu e cubra com o molho de Tomates.
2 – Coloque as fatias de Muzzarella cobrindo todo o molho e leve ao forno pré-aquecido a 180º, até que a Muzzarella esteja dourada.

Servidos?

Na mesa – Você poderá servir no próprio refratário e deixando que seus convidados se sirvam à vontade. O Angu pode ser comido sozinho ou com Arroz branco para acompanhar.
Aproveite esta receita para um delicioso almoço de Domingo com a Família!!!

Esta receita serve até 6 pessoas.

Voltar ao topo