Receita de Almôndegas ao Sugo com Musseline de batata doce

O Brasil tem se destacado no exterior como grande exportador de carne suína cuja qualidade tem crescido na última década razão pela qual as exportações brasileiras estão aumentando para mercados como Rússia, China, Coréia do Sul, Nova Zelândia e União Europeia.

No entanto, a despeito de nosso mercado externo crescente, a carne suína ainda é pouco consumida no Brasil quando comparada à carne de frango e a bovina.

O consumo inexpressivo da carne suína se deve em parte ao preconceito sobre o valor nutricional da carne suína erroneamente tida como um produto muito gorduroso. Outro ponto importante a ser considerado quando se trata de carne, é o padrão higiênico-sanitário da carne suína questionado por muitos. Fato é que, com o controle exigido pelo mercado consumidor interno e externo atual, a qualidade do produto, desde que proveniente de frigoríficos que são adequadamente monitorados por órgãos de fiscalização de produção de alimentos processados e in natura, não há motivos para questionamentos sobre a confiabilidade na qualidade do produto que chega à nossa mesa.

Além disso, poucas receitas rápidas e de fácil preparo como a que consta em nossa coluna nesta semana estão disponíveis para quem quiser se aventurar no mundo da carne suína. Proponho testarem esta receita com carne suína numa proposta diferente e saborosa.

 

Almôndegas ao sugo com musseline de batata doce

Ingredientes:

1 lombo de porco pequeno moído (sem tempero )

Sal e pimenta do reino a gosto

2 dentes de alho picados bem miúdo

3 colheres de sopa cheias de cebola bem picadinha

1 colher de sopa de aveia em flocos

1 colher de chá de molho de mostarda

Óleo para fritar

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de cheiro verde bem picadinho

1 copo de polpa de tomate

500g de batata doce cozida e sem casca

1 colher de sopa de mel

1 xícara de creme de leite

 

MODO DE PREPARAR:

Temperar o lombo suíno com sal e pimenta. Misturar 1 dente de alho bem picadinho e 2 colheres de sopa de cebola bem picadinhos. Acrescentar a mostarda, a aveia e o cheiro verde. Fazer bolinhas do tamanho de uma noz e fritar cada bolinha em óleo quente por cerca de 2 minutos. Escorrer bem e adicionar ao molho de tomate reservado. Para preparar o molho de tomate dourar 1 dente de alho e 1 colher de sopa de cebola em 2 colheres de sopa de azeite de oliva e acrescentar a polpa de tomate, uma pitada de sal e outra de pimenta do reino. Deixar ferver e reservar

Para o purê amassar a batata cozida ainda quente, acrescentar o mel e o creme de leite ou nata. Misturar bem todos os ingredientes e se necessário adicionar mais creme de leite até obter um purê leve. Servir com as almôndegas em molho de tomate e uma salada de folhas verdes.

 

 

 

 

Voltar ao topo