O pão nosso de cada dia

Foto: Antônio More

Um dos alimentos mais antigos que se tem notícia é o pão.

No mercado consumidor ele está disponível desde sua forma mais simples, saboroso ou não, até pães muito saborosos e de difícil elaboração.

Na verdade o que existe em comum entre a enorme diversidade entre os diferentes tipos de pães existentes é a sua versatilidade por suas diferentes utilizações e que por si só, consegue acabar com a fome e sensação de vazio no estômago de quem consome um pedaço de seu todo.

Apesar de ser um alimento universal, para saciar a fome de populações e da grande variedade de formas como pode ser preparado, em geral não é feito em casa porque sua elaboração precisa de um tempo grande para que seja obtido pronto para consumo.

As grandes escolas de panificação trabalham com critérios de seleção quanto ao teor protéico das farinhas visando melhor rentabilidade e elasticidade da massa, conferida pelo glúten um grande vilão para algumas pessoas e de fundamental importância para a obtenção de massa elástica e aerada.

Na receita desta semana trago a proposta de pãezinhos feitos com qualquer das farinhas de trigo disponíveis no mercado e que tem um rendimento de 24 pãezinhos deliciosos e de fácil elaboração.

A observação que cabe aqui é pode-se utilizar metade do total de farinha como a farinha refinada e a outra metade como farinha integral ou ainda uma mistura de farinha integral e farinha de aveia.

Pãozinho rápido

(rende 24 unidades)

INGREDIENTES:

60 g de fermento biológico fresco

3 ovos

3 colheres de sopa de açúcar

½ colher de sopa de sal

½ copo duplo de óleo

2 xícaras de chá de leite morno

1 Kg da farinha de trigo.

 

Modo de preparar

Bater todos os ingredientes exceto a farinha em liquidificador.

Dispor a farinha de trigo em uma tigela grande. Acrescentar o conteúdo batido no liquidificador.

Misturar bem até a massa soltar das mãos. Se precisar acrescentar mais um pouco de farinha, porém recomendo tentar amassar  um pouco mais antes de acrescentar mais farinha.

Deixar repousar em lugar quente por 30 minutos (agora no inverno recomendo em dia de sol deixar a massa coberta na tigela em lugar onde esteja batendo sol)

Depois deste tempo, fazer bolinhas de massa e já colocar em assadeira untada novamente coberta para descansar por mais uns 15 minutos. Levar para assar em forno já aquecido a 2000C por cerca de 30 minutos.

Rende 24 pãezinhos deliciosos e fáceis de fazer.

Sugestão: colocar uma vasilha com água no forno enquanto assar os pães. Isto deixa uma crosta fina e crocante.

Voltar ao topo