Usar um shampoo ou vários?

Usar um shampoo ou vários?

Ter só um tipo de shampoo – e usá-lo até o final antes de comprar outro – é o suficiente? Ou um box lotado realmente faz a diferença? Bom, de fato ninguém precisa lotar as prateleiras do banheiro com diversos tipos de produtos, mas tem dois que são realmente uma mão na roda para quem quer fios saudáveis e bem cuidados: shampoo antirresíduos e shampoo seco.

O shampoo antirresíduos é aquele que vai fazer uma limpeza profunda no seu couro cabeludo – ele não deve ser usado todos os dias (tem gente que usa uma vez por semana ou até menos, no caso de cabelos com química, como alisamento ou coloração) justamente porque é mais potente que os produtos tradicionais. É esse produto que remove todas as impurezas ou mesmo resíduos de produtos que foram se acumulando nos fios e no couro cabeludo ao longo dos dias. Usá-lo deixa a raiz soltinha e sem oleosidade. Hoje é facílimo encontrar esse tipo de produto – que pode vir com inscrições como “limpeza profunda” no rótulo. Além disso, costumam ter perfumes cítricos ou fresquinhos bem agradáveis.

Já o shampoo seco é justamente para a situação oposta – para aquele dia em que não sobrou tempo para lavar os fios da forma tradicional (ou seja, com água e shampoo). Os shampoos secos são sprays que, borrifados próximos à raiz dos cabelos, ajudam a remover a oleosidade e dar textura. São ótimos para momentos de pressa, imprevistos e viagens – hoje em dia é bastante fácil encontra-los também em farmácias e perfumarias. Além disso, é um ótimo aliado para quem não quer lavar os cabelos todos os dias, o que acaba preservando também os fios da agressão da água quente. Aposte nessa dupla!

Marina Fabri