Inchaço na região dos olhos?

Como fica a sua região dos olhos depois de uma noite em claro ou de chorar? Aposto que inchada, como a minha! Ok, você sabe que se esperar algumas horinhas a situação se resolve sozinha – mas quem disse que temos esse tempo todo, não é?

Para nossa sorte, existem alguns truques simples a custo quase zero que melhoram a aparência das bolsas ao redor dos olhos quase que instantaneamente! Em tempo, as dicas envolvem o frio. Mas, afinal, por que ele ajuda a diminuir o inchaço?

Em geral, quando as pálpebras estão mais salientes, é porque aconteceu ali o acúmulo de líquidos (chamado pelos médicos de edema). A baixa temperatura age como um vasoconstritor, ou seja, “encolhe” os vasos sanguíneos da região, forçando a circulação a melhorar. Isso reduz o edema!

Minha primeira indicação é a compressa com água gelada. Coloque em uma vasilha água e cubos de gelo. Molhe duas gazes e deixe-as sobre a região por alguns minutos. Repita a operação até sentir que o inchaço diminuiu. Jamais coloque o gelo direto na pele – ele pode machucar a tão sensível região dos olhos!

No mesmo estilo, existe a compressa com saquinhos de chá, que devem ser preparados normalmente e depois resfriados em geladeira. Falando nela, uma excelente dica é manter duas colheres no congelador para os dias de pressa. Pressione com gentileza, pelo lado mais saliente, a região inchada.

Importante dizer que esses truques são para quem quer diminuir o inchaço na região dos olhos que aparece ocasionalmente e está relacionado com o estilo de vida! Qualquer outra situação requer um médico para tratamento mais específico.

Thaís Marques