Capriche no protetor

Eu sei, eu sei, protetor solar é algo com o que a gente deve se preocupar o ano todo, mas não dá para negar que a chegada do verão sempre faz com que a gente pense mais no assunto, né? E uma dúvida muito recorrente é a seguinte: se, no dia a dia, a gente usa protetor solar e depois maquiagem que também tenha fator de proteção, qual a ordem? Posso pular o protetor solar?

Pois bem, a resposta para essa pergunta não é difícil: com a pele já limpa e hidratada, é hora do protetor solar. Ele não deve ser substituído, mesmo que o hidratante que você já passou ou a base que você ainda vai aplicar tenha FPS. Na ausência do filtro solar, alguns produtos de tratamento com FPS [cremes faciais e bases] podem garantir certa proteção, mas, claro, com muito menos eficácia. Ou seja, o fator de proteção do seu hidratante ou maquiagem ajuda, sim – é melhor que nada, mas ainda assim não é a mesma coisa.

Isso porque, em geral, a gente passa pouca quantidade do creme facial com FPS ou do BB Cream no rosto (e às vezes nem aplica em toda a área da face), o que faz com a ação do FPS seja reduzida. Aliás, vocês sabiam que para alcançar o fator de proteção indicado no rótulo dos produtos, é preciso aplicar uma quantidade específica dele na pele? Mais precisamente, 2mg por centímetro quadrado de pele, o que equivale a uma colher de chá bem cheia. Ou seja, só uma camadinha fina de base com FPS não é o suficiente para proteger a pele dos efeitos do sol.

Em resumo, a ordem é a seguinte:Limpar e hidratar a pele, aplicar protetor solar, aplicar maquiagem (base ou BB Cream).
Pronto, assim fica mais fácil, né? Ah, e claro, se você estiver na praia, cuidado redobrado!

Marina Fabri

Voltar ao topo