Professor de Direito analisa o instituto da jurisprudência à luz do novo Código de Processo Civil

A obra de William Soares Pugliese oferece argumentos que devem ser considerados pelos magistrados ao proferir novas decisões

Analisar a decisão judicial à luz da Teoria do Direito e da argumentação jurídica é a proposta do livro “Princípios da Jurisprudência”, que o professor William Soares Pugliese lança no próximo dia 24 de outubro, no saguão do Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, na qual lecionou Direito Constitucional e Teoria do Estado, na Faculdade de Direito. O livro mostra que a jurisprudência oferece argumentos que devem ser considerados pelos magistrados ao proferir novas decisões e fornece elementos para a devida compreensão deste instituto com a vigência do Código de Processo Civil de 2015. Com 172 páginas, dois capítulos e publicada pela Arraes Editores, a obra tem como enfoque principal o estudo do art. 926, do CPC15, que prevê que os tribunais devem uniformizar sua jurisprudência e mantê-la estável, íntegra e coerente. O livro é resultado da tese de doutorado do autor, defendida em 2016, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, e escolhida pelo Programa para concorrer ao Prêmio CAPES. De acordo com o William Pugliese, o conteúdo da obra parte de uma análise da função jurisdicional brasileira e de sua atuação para a solução de casos fáceis e difíceis. “Demonstro que o Poder Judiciário faz mais do que simplesmente identificar soluções de casos por dedução. Na realidade, sempre há a necessidade de o magistrado interpretar o Direito, especialmente nos casos em que não há uma regra que solucione a situação com clareza. Este é o pano de fundo da obra, pois não há razão em prosseguir se a atividade judicial for meramente a de identificar a regra aplicável a um determinado caso”, detalha o professor. No prefácio, a professora Katya Kozicki, orientadora do autor no doutorado, assinala que o livro faz uma releitura de alguns clássicos da Teoria do Direito e da Teoria da Argumentação Jurídica e busca constituir o arcabouço teórico que deve nortear a discussão sobre a jurisdição e também as recentes inovações inseridas na ordem jurídica pelo novo CPC. “A excelência do texto, a qualidade da pesquisa e o tempo oportuno da publicação tornam esta obra imprescindível àqueles que, preocupados com o exercício da jurisdição e a responsabilidade que a mesma envolve, não se contentam com respostas fáceis aos complexos problemas que a realidade atual nos apresenta”, sugere. O Capítulo 1 de “Princípios da Jurisprudência” expõe os conceitos de decisão judicial, precedente e jurisprudência e demonstra as dificuldades inerentes ao ordenamento jurídico brasileiro. O Capítulo 2 disseca e examina o artigo 926, do Código de Processo Civil, à luz da Teoria do Direito, e apresenta teoria institucional de estudiosos do Direito. “A proposta do livro tem como objetivo desenvolver uma teoria que compatibilize os dispositivos do Código de Processo Civil com a natureza argumentativa e interpretativa da jurisprudência e dos precedentes. Ao mesmo tempo, procurei não descuidar dos preceitos do Estado de Direito e de suas garantias fundamentais, como a igualdade, a segurança, a ampla defesa e o contraditório”, argumenta o autor. Para ele, o que importa é como os juízes decidiram os casos no passado, como decidem hoje e como decidirão no futuro.

Confira quatro dicas para vender seu carro

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

A apresentação do carro é tudo. Dificilmente os possíveis compradores irão se interessar por um veículo que esteja sujo, em péssimo estado de conservação e apresentando problemas mecânicos. Portanto, para começar a pensar em vender seu carro, é importante ter em mente quem são seus potenciais clientes. Os carros que mais chamam a atenção são aqueles que tem baixa quilometragem, a parte interna do veículo deve estar impecável, e os pneus e lataria em bom estado de conservação e utilização. Não importa o meio que esteja buscando para vender seu carro, o que importa é que o produto seja bem apresentado.

Como anunciar um carro para vender

São diversos os sites que promovem a compra e venda de veículos. O Chaves na Mão é um buscador de carros com qualidade, garantia e preço atrativo do mercado. Mas, e para fazer um anúncio no site, o que devo levar em consideração? O preço e a qualidade do produto são os primeiros quesitos analisados pelo futuro comprador. Como o número de carros usados para vender é cada vez maior, saber valorizar os pontos fortes do seu veículo é uma boa forma de atrair os clientes. Fotos que mostrem o carro brilhando, em perfeito estado e bem conservado vão atrair cliques no site. Estar com as revisões em dia e os pneus cuidados e alinhados também são fatores fortes. Anunciar seu carro nos sites na internet é a ferramenta mais fácil e prática de vender seu veículo. Mas cuidado com a agilidade, os consumidores buscam por respostas rápidas, fotos relevantes do veículo à venda, seja carros ou motos usadas para venda, o cliente quer o maior número de detalhes para prosseguir com a possibilidade de compra.

Quais anúncios chamam mais a atenção dos compradores

Os anúncios que possuem fotos e as informações completas do veículo são os que chamam mais a atenção dos compradores. Uma pesquisa dos valores dos carros similares ao seu que estão anunciadas no site mostram a média de preço que o cliente busca. Valores muito acima do que está sendo praticado no mercado podem também diminuir a aceitação do cliente para o anúncio do seu veículo. Aqueles anúncios em que o vendedor estabelece um contato rápido com o cliente chamam mais a atenção. Toda proposta recebida de um possível comprador deve ser respondida em até duas horas, isto manterá o cliente mais interessado no negócio. O anúncio deve conter de quatro a sete fotos, lembrando que elas devem mostrar a parte interna e externa do veículo, e valorizar locais iluminados, mostrar perfil dianteiro e traseiro, além de fotos do motor. Se a opção de venda for buscar por uma loja ou os feirões de carros usados, é importante que o veículo esteja sempre bem limpo, que a lataria esteja brilhante, que os documentos, manual do automóvel e os certificados de revisões estejam sempre à disposição para que o comprador possa consultar e se identificar com o veículo. Se for anunciar motos usadas para vender, levar em consideração as mesmas informações que devem ser repassadas na venda de um carro. As fotos devem mostrar pneus, painéis e as condições do banco da moto, que são os detalhes que mais chamam a atenção do cliente. O ano da moto e o preço que está sendo vendido são fatores que contribuem para a venda do veículo.

Como chamar a atenção para o anúncio de venda do carro

Para anunciar na internet o vendedor deve levar em consideração alguns fatores estruturais dos sites de anúncios. Para alcançar o objetivo da venda, o anunciante deve resumir as qualidades e diferenciais do carro em um texto que varia de 100 a 150 caracteres. As informações devem ser verdadeiras para não causar frustrações no cliente que ainda vai visitar o carro antes de fechar o veículo. O que não pode faltar neste texto são as informações relativas a quilometragem, revisões e danos que o veículo possa apresentar. Se o carro foi utilizado mais na cidade ou na estrada, isso também influencia para o comprador, que tem um objetivo que você não conhece na hora de anunciar, então pode ser um ponto a favor já responder as perguntas principais do cliente. Uma dica valiosa para quem está pensando em anunciar um veículo na internet é não usar frases como “oportunidade única”, “imperdível” ou “ótima compra”. Estas frases de efeito normalmente deixam o cliente desconfiado da procedência e da qualidade do veículo. Uma tentativa de marketing pode pesar contra o anúncio e diminuir os cliques dos possíveis clientes. O preço de venda do carro é também um fator motivador do clique do futuro cliente. Um carro com o preço justo em relação ao ano de fabricação e os opcionais tende a chamar mais a atenção dos compradores. O preço padrão sempre está relacionado a tabela Fipe do valor do carro, que faz uma relação entre a depreciação do modelo e ano do veículo. A venda direta, sem intermédio de lojistas, acaba gerando ganhos para o comprador e o vendedor.

A internet é uma grande aliada para vender veículos

Todo processo de venda de um veículo deve ser encarado com muita seriedade e dedicação, seja ele nas lojas, ou através da publicação de anúncios em sites na internet. Passar informações corretas e completas para os clientes é muito importante para fechar o negócio pessoalmente fora do ambiente virtual. A internet se tornou uma grande aliada pela praticidade e rapidez. As informações do veículo juntamente com as fotos que valorizam o produto atraem o cliente, que busca o contato e pode fechar a venda rapidamente, partindo para parte burocrática de pagamento e cartório. As vendas realizadas através de sites de anúncios como o Chaves na Mão costumam acontecer em até nove dias, dependendo da qualidade da publicação do vendedor. A partir do momento que o cliente decide comprar um carro, o primeiro mecanismo de busca utilizado é a internet. Seja para pesquisar modelos e marcas, pesquisar preços e até mesmo a opinião dos outros clientes, o comprador sempre utiliza dos sites da internet. Bons anúncios tendem a se refletir em boas vendas com o apoio e agilidade da internet.

Médico de Família completa seis meses com mais de 300 atendimentos

Serviço de atendimento integral à saúde, implantado pela CAA/PR em abril deste ano no Edifício Maringá, oferece consultas médicas a R$ 30 por pessoa para advogados e dependentes
Serviço de atendimento integral à saúde, implantado pela CAA/PR em abril deste ano no Edifício Maringá, oferece consultas médicas a R$ 30 por pessoa para advogados e dependentes

O serviço Médico de Família da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná completou seis meses de atendimento integral à saúde dos advogados, com avaliação positiva e agenda cheia. Iniciado em abril deste ano, com a inauguração dos consultórios médicos no Edifício Maringá, em Curitiba, o serviço implantado pela CAA/PR tem preço simbólico de R$ 30,00 por consulta, para atender advogados em dia com as obrigações estatutárias e seus dependentes, independentemente de terem plano de saúde ou não. Do início de abril até a primeira semana de outubro foram realizados 331 atendimentos.  “Mesmo com uma ampla rede de médicos especialistas credenciados e preços especiais nos planos de saúde para advogados e familiares, avaliamos que era um investimento importante lançar este serviço exclusivo que conforme nossa pesquisa de satisfação tem agradado os pacientes. O médico de família é um atendimento feito por clínico geral, com um formato mais humanizado. Atende todos os membros da família e acompanha o paciente por muitos anos”, explica o presidente da CAA/PR, Artur Piancastelli. Inserido na proposta de promover mais qualidade de vida e proporcionar bem–estar e prevenção à saúde dos advogados, a CAA/PR investiu na contratação de dois médicos que se revezam durante a semana para o atendimento que acontece de segunda a sexta-feira, em horários pré-determinados. As consultas demoram em média 40 minutos, quando o paciente passa por uma avaliação completa, inclusive sobre o contexto familiar, e se necessário é encaminhado para especialistas. Desde que foi implantado, o serviço tem sido bastante procurado. Até três dias após a consulta, é feita uma pesquisa de satisfação para avaliar o que está dando certo e o que precisa melhorar. As respostas, na grande maioria, são positivas e recomendam o serviço para familiares e colegas advogados. É comum pais levarem os filhos e vice-versa para uma consulta com o Médico de Família após o primeiro atendimento, um indicativo da boa aceitação do serviço. Os consultórios médicos funcionam no 7º andar do Edifício Maringá (Rua Cândido Lopes, 146). As consultas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (41) 3513-2861. O atendimento funciona todos os dias da semana, nas segundas-feiras das 15 às 19h, nas terças e quintas-feiras das 8 às 12h, nas quartas-feiras das 13h30 às 17h30 e nas sextas-feiras das 9 às 13h. Para o período da consulta, a CAA/PR ainda oferece estacionamento gratuito (Estacionamento Central – Rua Ermelino de Leão, 167), sendo necessário carimbar o ticket no consultório médico.

La Boca promove Festa do Choripán e da Linguiça Artesanal

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O sanduíche mais popular da Argentina será a principal atração do cardápio do La Boca Gastrobar no próximo sábado, dia 21. A partir das 17 horas, a casa servirá aos seus clientes o típico bocadillo porteño preparado com as linguiças artesanais da Charcutaria Curitibana por apenas R$12. Além das porções de “chorizos” de pernil com provolone e tomate seco, castanha com damasco e apimentada por R$ 18, serão servidos os clássicos da casa Dogão Bruto (R$12), bolinho de carne (R$7) e quitutes do La Boca Sobre Rodas, chopp (R$10) e drinks.

O bar – Criado em 2012 e com nome inspirado no “El Caminito” de Buenos Aires devido às suas construções coloridas, o La Boca oferece ao público um ambiente aconchegante de boteco de esquina aliado à gastronomia de um bom restaurante, com preços acessíveis, variando de petiscos tradicionais a opções mais elaboradas, exclusivas e surpreendentes.

Charcutaria Curitibana – Há três anos no mercado, os produtos da empresa são produzidos com 100% de carne de pernil suíno e estão presente em diversas casas de carnes, bares, restaurantes e food trucks da cidade.

Forum Model  inova e impulsiona até o turismo na capital paranaense

Para a empresa, não basta formar new faces. Ela fomenta o segmento do mundo da moda e traz personalidades à Curitiba para complementar o trabalho.
Para a empresa, não basta formar new faces. Ela fomenta o segmento do mundo da moda e traz personalidades à Curitiba para complementar o trabalho.

Atuando no mercado curitibano desde 2014, a Agência Forum, liderada pelo empresário Guilherme Schneider, tem revolucionado o mercado de modelos no Brasil. “Visamos uma gestão pós-moderna de negócios e pessoas. Por isso, a criatividade e o desenvolvimento de pessoas – antes de serem modelos – é nosso maior objetivo”, frisa o diretor da empresa. Para tanto, a Forum aplica novos conceitos para seus alunos e, também, para futuros clientes da agência, que lotam os eventos promovidos pela empresa, incentivando inclusive o turismo curitibano, pois a plateia vêm de todos os lugares do Brasil.  No último ano, personalidades do mundo da moda desfilaram pela capital do Paraná. “Mais que trazer pessoas de destaque neste mercado do eixo RJ-SP, bem como de outras partes do país, queremos que o nosso casting tenha cada vez mais conhecimento do mercado”, explica Schneider.  Toda essa preocupação gera um investimento nos modelos da Forum. Nomes como Namie Wihby, o mago da elegância e do salto alto; Paulo Zulu, que se destacou no mundo na moda por sua beleza e simplicidade; Ana Botafogo, que ministrou curso sobre postura e expressão corporal e Monica Monteiro, ex empresária da top model Gisele Bündchen e diretora da divisão de modelos da agência americana IMG (International Management Group) passaram no último ano pela Forum, além do ícone da moda e digital influencer, Mônica Salgado, uma personalidade do mundo da moda e editorial, com mais de 17 anos focada no universo feminino. “Estes cursos e workshops são importantes para que os nossos modelos conheçam a trajetória e segredos destas personalidades do mundo da moda”, diz o empresário, que não poupa esforços para formar um casting completamente diferenciado.  Muito mais que capacitação de modelos, o grupo Forum também impulsiona na capital paranaense vários setores ligados à moda. “Somos uma ponte para lojas, maquiadores, fotógrafos, designers de moda e locações para editoriais de moda”, explica Schneider, mostrando o quanto a marca é referência no segmento. Ele explica que fazer moda não é somente formar modelos, é designar e acompanhar todo o processo criativo que envolve o tema. “Este setor é muito amplo e envolvente, e precisamos garantir que nosso casting esteja sempre cercado dos melhores profissionais e das marcas que oferecem qualidade e criatividade”, finaliza o diretor da Forum.

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