Privatização

Fernando Mânica, professor de Direito Público.  Crédito: Naideron Jr

Os professores de Direito Público Fernando Borges Mânica e Fernando Menegat lançam pela editora Lumen Juris, o livro Teoria Jurídica da Privatização – Fundamentos, limites e técnicas de interação público-privada no Direito brasileiro. A noite de autógrafos será no dia 5 de setembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, em Curitiba.  A obra tem prefácio de Carlos Ari Sundfeld e traz uma ampla síntese da legislação, doutrina, jurisprudência e experiência dos autores, desde o início dos anos de 1990. Borges Mânica e Menegat são estudiosos do tema, extremamente atual na realidade do Brasil.

Outback lança Festival de Burgers com sabores exclusivos da marca

Três receitas inéditas com ícones do restaurante dão toque diferente aos hambúrgueres.
Três receitas inéditas com ícones do restaurante dão toque diferente aos hambúrgueres.

Os apaixonados pelo Outback Steakhouse ganharam mais um delicioso motivo para irem ao restaurante. Isso porque, a partir do dia 4 de setembro, a marca apresenta seu primeiro Festival de Burgers. São três novas receitas únicas que invadirão o cardápio da rede, celebrando a união de duas paixões dos brasileiros: a explosão de sabores únicos do Outback e hambúrguer. A primeiríssima novidade é o Bloomin’ Picanha Burger (R$ 43) que traz um generoso hambúrguer de picanha de 240g grelhado no ponto correto, servido em pão tipo brioche com queijo tipo emmenthal – de sabor suave, levemente adocicado –, smoked mayo a base de maionese Heinz, molho Flame a base de ketchup Heinz e fatias crocantes de bacon. A novidade traz, também, pétalas crocantes da tradicional cebola Bloomin’Onion® no recheio, toque final que combina perfeitamente com o sabor, a suculência e a maciez da carne.

Escritório aposta em arquitetura sustentável para mercado curitibano

Estúdio Ecoa, de Curitiba, trabalha com o propósito de oferecer ao mercado projetos arquitetônicos e design de mobiliários sustentáveis e que contribuam para o desenvolvimento das cidades e do meio ambiente
Estúdio Ecoa, de Curitiba, trabalha com o propósito de oferecer ao mercado projetos arquitetônicos e design de mobiliários sustentáveis e que contribuam para o desenvolvimento das cidades e do meio ambiente

O ano era 2011 e o sonho um só: oferecer ao mercado curitibano projetos de arquitetura sustentável e consciente, sem deixar de lado a excelência do design. Com esse desafio nasceu o Estúdio Ecoa. Um escritório de arquitetura, design e engenharia que uniu os arquitetos Fábio Remuska, Luis Andreas Krukoski e Silas Pereira em torno da missão de criar ideias inovadoras capazes de tornar realidade o sonho das pessoas através da execução de obras, produtos e serviços com foco na sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento das cidades, meio ambiente e da vida. E a madeira faz parte do dia a dia desses profissionais. Em 2014, o espaço que eles ajudaram a projetar na Casa Cor Curitiba em conjunto com a designer Jane Rocha, o Empório Orgânico para o Spa da Lapinha, foi o vencedor na categoria Sustentável. O espaço explorou as sensações do visitante pelos elementos utilizados, como a textura e o cheiro da madeira, o sabor dos alimentos orgânicos, o som da água e a visão gerada pela série de pórticos em estrutura modular. A proposta foi empregar materiais que poderiam ser reutilizados, provenientes de fontes renováveis, incorporando tecnologias na aplicação e tratamento, com objetivo de minimizar os resíduos gerados para realização do ambiente, durante sua exibição na mostra e até mesmo na desmontagem final.  O detalhamento de projeto desenvolvido pelo Estúdio Ecoa permitiu prazo recorde na montagem da estrutura, pré-fabricada com sistema de encaixes de madeira e precisão milimétrica, executada em minutos sobre gabarito codificado e peças tipo quebra-cabeça, planejadas em modelo 3D e maquete eletrônica. “Como fizemos todo um planejamento prévio, o tempo de montagem foi bastante reduzido, sem gerar resíduos e maiores transtornos para outros ambientes”, lembra Luis.

Clínica odontológica Bonfim homenageia academia por prestigiar as mulheres

Adriana Bonfim e Carlos Augusto Garon. Foto: Diogo Saavedra
Adriana Bonfim e Carlos Augusto Garon. Foto: Diogo Saavedra

A cirurgiã-dentista Adriana Bonfim, da Clínica Bonfim Odontologia, homenageou seu cliente Academia Garon com o Selo Woman Company Partner da  BPW Curitiba – Business Professional Women, conferido a empresas comandadas por mulheres. A cerimônia de entrega aconteceu no dia 31 de agosto. O empresário Carlos Augusto Garon recebeu a homenagem, representando a academia. A Bonfim Odontologia, sediada em Curitiba, tem como foco o atendimento preventivo aliado aos mais modernos tratamentos existentes e conta com especialistas nas mais diversas áreas da Odontologia.

Apresentação do espetáculo Coral Canta Tom Jobim lotou o Teatro Fernanda Montenegro

Coral da CAA e OAB Paraná homenageou o compositor brasileiro pelos 90 anos de seu nascimento. Foto: Bebel Ritzmann/CAA-PR
Coral da CAA e OAB Paraná homenageou o compositor brasileiro pelos 90 anos de seu nascimento. Foto: Bebel Ritzmann/CAA-PR

Uma brisa carioca se instalou no Teatro Fernanda Montenegro para apresentação do espetáculo Coral Canta Tom Jobim, do Coral da CAA e OAB Paraná. A apresentação especial, na noite da última quinta-feira (31/08), prestou homenagem ao compositor, cantor, maestro, arranjador, pianista e violinista Tom Jobim que completaria 90 anos em 2017 se estivesse vivo. O evento beneficente em prol do Centro Social Esperança de Curitiba encantou o público que lotou o teatro. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná Artur Piancastelli prestigiou a apresentação. Também estiveram conferindo o espetáculo a vice-presidente da CAA-PR Daniela Ballão Ernlund, a secretária-geral Márcia Helena Bader Maluf Heisler, o diretor José Carlos Dias Neto, e as diretoras Júlia Gladis Lacerda Arruda, Luciana Carneiro de Lara e Iolanda Gomes, coordenadora do Coral. A secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter, o tesoureiro da Seccional, Fabiano Augusto Piazza Baracat e a ouvidora-geral, Maria Helena Kuss também prestigiaram a apresentação. Composto de oito canções conhecidas de Tom Jobim o espetáculo teve encenações e diálogos sobre as músicas e a história de vida do compositor. Além dos ensaios musicais os coralistas também receberam orientação cênica para montagem do espetáculo. “Tom deixou uma herança musical muito grande, com músicas que fazem parte da vida das pessoas, e por isso fizemos uma montagem com diálogos, pois além de cantar queríamos contar a história dele, das músicas. Foi uma experiência de crescimento e também desafiadora. Os coralistas saíram da zona de conforto e se colocaram como artistas”,  conta a maestrina Ana Caroline de Paula, professora responsável pelas aulas do Coral.

Diretoria da CAA-PR prestigiou a apresentação do espetáculo. Bebel Ritzmann/CAA-PR
Diretoria da CAA-PR prestigiou a apresentação do espetáculo. Bebel Ritzmann/CAA-PR

Durante o espetáculo foram cantadas as músicas “Água de Beber”, “Águas de março”, “Canta, canta mais”, “Pela luz dos olhos teus”, “Garota de Ipanema”, “Eu sei que vou te amar”, “Wave” e “Samba de uma nota só”. Todas canções receberam arranjo especial para o grupo do instrumentista e arranjador Hugo Yasha. “Foi uma experiência nova para o Coral cantar com acompanhamento da banda, o que dá uma diferença. Mas todos se comprometeram, se prepararam , estudaram, assumiram mesmo o papel de artista”, afirma a maestrina. A montagem foi o resultado de cerca de quatro meses de trabalho que teve início com pesquisa sobre a vida e obra de Tom até a concepção do espetáculo. Além a evolução musical que a montagem proporcionou para o Coral, a professora Ana Caroline também destaca o aspecto beneficente da apresentação que recolheu leite para doação. “O público contribuiu e conseguimos arrecadar um bom volume de doações. Foi muito positivo e motivador para todos”, diz Ana Caroline.  Apesar do sucesso ainda não tem nova data para apresentação, mas há expectativa de que ocorra ainda este ano. Em paralelo o grupo começa os ensaios para uma nova montagem em parceria com a Big Belas Band. A maestrina avisa que o Coral está aberto para novos integrantes participarem da próxima montagem.

Voltar ao topo