Prevenção da Tireoide tem ações na Boca Maldita nesta quinta

No dia 25 de maio, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Paraná realiza uma mobilização para marcar o Dia Internacional da Tireoide, chamando atenção para importância do autoexame. Foto: Freepik

No dia 25 de maio, em que se comemora o Dia Internacional da Tireoide, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Paraná (SBEM-PR) vai esclarecer dúvidas da população sobre esta que é uma das glândulas mais importantes do corpo humano.
Seguindo as diretrizes da SBEM nacional, a campanha deste ano, que tem como tema “Tenho um nódulo na tireoide. E agora?”, revela uma preocupação com o aumento no diagnóstico dos casos de câncer na tireoide. No dia de conscientização, endocrinologistas e voluntários vão distribuir folders educativos explicando o funcionamento da tireoide e das doenças tireoidianas, e também vão ensinar como fazer o autoexame, que pode contribuir para um diagnóstico precoce do câncer de tireoide. Em Curitiba, as atividades na Boca Maldita, ao longo do dia, a partir das 9h.
Estudos populacionais revelam que, entre 4% e 7% das mulheres e 1% dos homens adultos apresentam nódulos palpáveis na tireoide. Apesar da maioria dos nódulos serem benignos, é importante o exame e acompanhamento com o médico especialista para descartar a malignidade. Atualmente a incidência de câncer não ultrapassa 24 casos para 100 mil habitantes, mas a frequência vem aumentando. De acordo com o último consenso, o câncer de tireoide é a 5ª neoplasia maligna mais frequente em mulheres e 17º mais prevalente nos homens.
“A campanha deste ano chama atenção das pessoas para que aprendam a fazer o autoexame e, caso perceba alterações, consulte um endocrinologista, que é o especialista em condições relacionadas aos hormônios, para o diagnóstico e tratamento”, afirma o endocrinologista Cleo Otaviano Mesa Junior, que integra a diretoria da SBEM-PR e médico do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital de Clínicas.

Outback Shopping Curitiba presenteia clientes com sua famosa cebola

Ação vale para quem realizar check-in nas redes sociais do restaurante e pedir um dos pratos principais da casa
Ação vale para quem realizar check-in nas redes sociais do restaurante e pedir um dos pratos principais da casa

Os apaixonados pelo tradicional aperitivo do Outback Steakhouse, a Bloomin’ Onion, já podem comemorar. Entre os dias 25 e 31 de maio, os clientes que realizarem check-in nas redes sociais do restaurante e comprarem um dos pratos principais do cardápio ganharão de presente a icônica cebola gigante da rede. A ação, que ocorre pela primeira vez na unidade do Shopping Curitiba, é válida tanto no horário do almoço, quanto do jantar.  “A Bloomin’ Onion é um dos principais aperitivos da casa. Por isso, pensamos em oferecer essa delícia de presente aos clientes para promover um #MomentoOutback ainda mais feliz”, comenta o sócio proprietário da unidade, Tamires Borges.

Chef de cozinha humanitário palestra em Balneário Camboriú

Julio Ritta é o idealizador e coordenador do projeto ‘Cozinheiros do Bem’, que leva comida para moradores de rua
Julio Ritta é o idealizador e coordenador do projeto ‘Cozinheiros do Bem’, que leva comida para moradores de rua

O chef de cozinha Júlio Ritta, fundador do coletivo “Cozinheiros do Bem”, que leva comida para moradores de rua no Rio Grande do Sul, estará em Balneário Camboriú na próxima segunda-feira, 29. Ele palestrará na Faculdade Avantis, em evento gratuito e aberto ao público, promovido pelo curso de Gastronomia, à partir das 19h30.  Júlio participou de um reality show de uma emissora nacional em 2015, mesmo ano em que fundou o coletivo “Cozinheiros do Bem”. Ele tinha em mente o fato de que se desperdiça muita comida, enquanto há muitos que não tem o que comer. “Hoje o projeto é o coletivo que mais distribui comida para pessoas em situação de rua no Brasil sem nenhum tipo de ligação política partidária, religiosa ou empresarial. Hoje atuamos em três cidades do Rio Grande do Sul (Porto Alegre – três pontos de distribuição, um em Cachoeirinha e outro em Canoas), mas a ideia é que em um ano estejamos em três países e em mais de 30 pontos”, explica. Junto do chef, atuam aproximadamente 150 pessoas – entre cozinheiros e voluntários.  Desde então, já foram distribuídas 97,5 toneladas de comida para os moradores de rua dos municípios citados. Por conta do projeto, Júlio foi incluído, em 2016, pela Google e Pirelli, na lista dos 20 brasileiros que mudaram para melhor o nosso país. Em sua palestra, Júlio promete abordar toda a sua trajetória até chegar onde está, contando como deixou de lado o luxo da gastronomia internacional e se encontrou profissionalmente cozinhando para quem não tem o que comer. “Eu já cozinhei no segundo maior beach longe do mundo, fazendo pratos de mais de R$ 1 mil, e nunca senti tanto prazer como quando entrego comida aos moradores de rua. Vivo esse projeto 24h por dia”, finaliza.

Marcos Chesi ministra aula em evento do Conselho Regional de Medicina

4bel

O médico Marcos Chesi, presidente da Sociedade Paranaense de Cirurgia Torácica, faz palestra, nesta quinta-feira, dia 25, sobre o controle de danos nas lesões pulmonares em intervenções cirúrgicas. A aula faz parte de um módulo sobre Cirurgia Geral no programa de Educação Médica Continuada promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PR).  O curso de atualização, que tem transmissão online, é realizado pela terceira vez em parceria com o capítulo paranaense do Colégio Brasileiro de Cirurgia e com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado. O curso reúne também o corpo médico e residentes dos Hospitais Universitários para a criação de protocolos conjuntos e estratégias de prevenção e reabilitação de doentes.Marcos Chesi é especialista e referência no uso de novas tecnologias para realizar cirurgias minimamente invasivas, o que reduz a agressão ao paciente, provoca menos dor e permite recuperação mais rápida. Sempre preocupado com o aprimoramento profissional, Chesi fará update no Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, nos meses de junho e julho; o último update que realizou foi no Toronto General Hospital, no Canadá, uma das principais referências em cirurgia torácica do mundo.

Magic City é o novo patrocinador do time de vôlei de Suzano

Equipe será apresentada nessa sexta-feira (26) no complexo de lazer
Equipe será apresentada nessa sexta-feira (26) no complexo de lazer

O complexo de lazer Magic City é o novo patrocinador do Vôlei Suzano, atual vice-campeão estadual Sub-19.  A apresentação da equipe para a temporada será nesta sexta-feira, dia 26 de maio, a partir das 9h, no Parque Magic City, em Suzano. Atletas, Comissão Técnica, autoridades e parceiros estarão presentes no complexo de lazer, localizado a 60km da capital paulista. “Estamos muito felizes por participar desse importante momento para o esporte na região. Desde 2015 estamos envolvidos no Projeto Rede Vôlei Mania e agora temos o orgulho de patrocinar a equipe Sub-19, que certamente trará muitas alegrias para a população nessa temporada”, explica Claudio Rocha, diretor comercial do Magic City. O Vôlei Suzano segue a passos largos para voltar a ser uma das forças do vôlei em São Paulo e no país. Depois da excelente campanha na temporada passada, chegando ao vice-campeonato estadual, a equipe Sub-19 prepara-se para mais um ano de conquistas, participando das principais competições do país na categoria. Em 2017, o Suzano novamente vai disputar o Campeonato Paulista sub-19, torneio do qual foi terceiro colocado em 2016. A equipe também deve participar mais uma vez da Taça Paraná, no fim da temporada. O time ainda aguarda para saber se estará nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior.

Voltar ao topo